Chrissie Ferreira de Carvalho
Professor at the Federal University of Santa Catarina. Postdoctoral studies at Harvard University under the supervision of Prof. Dr. Elizabeth Spelke at the Laboratory for Development Studies. Psychology degree at the Federal University of Bahia - UFBA (2010). Master and PhD at the Postgraduate Program in Psychology (POSPSI - UFBA) in the subarea of Developmental Psychology. Heroes of the Mind was developed as my doctorate project, it is a Program to Stimulate Executive Functions, which was tested in socio- vulnerable environments. My research interests are in socio-emotional development and its relation with social vulnerability in Brazilian children. More specifically, my research focuses on developing and testing school-based interventions to enhance Executive Functions, Number, and Social Cognition areas. Additionally, I'm interested in how cognitive development is influenced by relevant environmental factors such as poverty. I have clinical experience with children and adolescents, Neuropsychological Assessment and Cognitive Rehabilitation. Areas of interest: Neuropsychology, Cognitive Neurosciences, Intervention Programs in Childhood, Stimulation of Executive Functions, Cognition, Neurotoxicology and Numerical Cognition.
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina nos cursos de graduação e pós-graduação. Realizou pós-doutorado na Universidade de Harvard no Laboratório de Estudos do Desenvolvimento, tendo feito também seu doutorado sanduíche e ambos com foco no desenvolvimento de programas interventivos para a promoção da cognição numérica e cognição social na primeira infância. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010). Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-graduação de Psicologia (POSPSI-UFBA) na linha de Psicologia do Desenvolvimento. Desenvolveu o Heróis da Mente, um Programa de Estimulação das Funções Executivas e Autorregulação Emocional, que foi testado em ambientes escolares sociovulneráveis como projeto de doutorado e atualmente disponibiliza o programa no projeto de extensão da UFSC: "Grupo de pais e filhos: um programa de intervenção psicoeducativo para a intervenção em funções executivas e regulação emocional". Coordena o projeto de extensão Brincamente (instagram @brincamente) com divulgação científica e ações promovedoras para o desenvolvimento infanto-juvenil. Pesquisa desenvolvimento socioemocional e sua relação com a vulnerabilidade social em crianças brasileiras com pesquisas para testar intervenções para aprimorar as áreas de Funções Executivas e Cognição Social ao longo da infância. Além disso, estuda como o desenvolvimento cognitivo é influenciado por fatores ambientais relevantes, como contextos de alta vulnerabilidade e contaminantes ambientais. Têm desenvolvido intrumentos cognitivos e de desempenho acadêmico (Funções Executivas, Cognição Social e Habilidades Matemáticas) para avaliar a eficácia dos programas de intervenção que vem trabalhando e com o intuito de disponibilizar novos intrumentos computadorizados validados e padronizados para o contexto brasileiro.Tem experiência clínica com acolhimento psicossocial e psicoterapia para crianças e adolescentes, Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva. É co-coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar - LANCE-UFSC e pesquisadora associada do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Neurodesenvolvimento Humano - LINHA (UFJF), do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva (Neuroclic) e do Laboratório de Estudos do Desenvolvimento da Universidade de Harvard. Áreas de interesse: Neuropsicologia do desenvolvimento, Programas de Intervenção na Infância, Avaliação Cognitiva, Avaliação Neuropsicológica, Funções Executivas, Cognição Social, Neurociências Cognitiva e Neurotoxicologia. Associada do da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD), da Society for Research in Child Development (SRCD) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Membro do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do GT de Neuropsicologia do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos