Denise Carrascosa é doutora em crítica literária e cultural (UFBA), pós-doutora em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (UFRB), tradutora literária, advogada e professora associada de literatura na Universidade Federal da Bahia, na graduação do Instituto de Letras e no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura. Lidera o projeto de pesquisa Traduzindo no Atlântico Negro e coordena, há 13 anos, o projeto de extensão abolicionista Corpos Indóceis e Mentes Livres: trabalho de produção de oficinas de escrita literária no Conjunto Penal Feminino do Complexo Penitenciário Lemos Brito, na Bahia, onde construiu, junto com mulheres presas sentenciadas, a Biblioteca Mentes Livres (2012), possibilitando remição de pena pela leitura. Autora do livro Técnicas e Políticas de si nas margens: literatura e prisão no Brasil pós-Carandiru (2015); co-autora de Cartografias da subalternidade: diálogos no eixo Sul-Sul (2014); organizadora de Traduzindo no Atlântico Negro: cartas náuticas afrodiaspóricas para travessias literárias (2017) e do livro Traduzindo no Atlântico Negro: dinâmicas exusíacas em rotas de fuga e performances de religação afroancestral (2023). Tradutora literária do livro de poemas Quilombellas Amefricanas (2021). Escritora da Performance AfroRitual 9 Eguns Dançam entre NecroIkuPolíticas para a Cia de Teatro da UFBA (2022). Conquistou Menção Honrosa por orientação no Prêmio Capes de Tese 2022. Organizadora do Livro Firminas em Fuga (2023), coletânea poética de mulheres encarceradas. Participa do Conselho Editorial da Editora Ogum's, editora negra baseada em Salvador-BA, onde nasceu e vive como Filha de Oyá.
graduation at Direito from Faculdade de Direito da UFBA (2000), graduation at Bacharelado em Letras com ênfase em Tradução from Universidade Salvador (1999), master's at Letras from Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (2005) and doctorate at Estudos Linguísticos e Literários from Instituto de Letras da UFBA (2009). Has experience in Language, focusing on Language, acting on the following subjects: corpo, guimarães rosa, identidade cultural, grande sertão: veredas and ensino/aprendizagem de le.