Domingo Marcolino Braile é Livre Docente em Cirurgia Cardíaca desde 1994, atualmente é Pró-Reitor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Pesquisador IB do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Orientador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas. Participou de 185 bancas examinadoras de Mestrado, Doutorado, Livre Docência e Concursos Públicos, orientou 35 dissertações e teses.
Em toda sua carreira, em eventos científicos, proferiu mais de 900 conferências, apresentou mais de 700 trabalhos (autoria e co-autoria) e recebeu 20 prêmios. Ocupa o cargo de Editor Chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV), tornando a revista a única publicação internacional do gênero no hemisfério sul, além de incluir México e Caribe com a indexação da mesma no Medline/Pubmed e inclusão da mesma na base de dados ISI Web of Knowledge. Também criou as homepages da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e da RBCCV, implantando a submissão e avaliação dos manuscritos eletronicamente.
É membro de 19 Conselhos Editoriais. Publicou 17 capítulos, editou um livro, tem mais de 240 artigos publicados em periódicos especializados e é colunista de dois jornais de São José do Rio Preto, com 235 artigos publicados.
Em 2009 foi condecorado com a mais elevada Honraria do Estado de São Paulo: a Ordem do Ipiranga, reservada aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram serviços notórios aos paulistas.
É Membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, assumindo a cadeira de número 11.
Domingo Marcolino Braile é Professor Titular Livre Docente em Cirurgia Cardíaca e Pró-Reitor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Orientador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas. Participou de mais de 200 bancas examinadoras de Mestrado, Doutorado, Livre Docência e Concursos Públicos, orientou mais de 40 dissertações e teses.
Em toda sua carreira, em eventos científicos, proferiu mais de 900 conferências, apresentou mais de 700 trabalhos (autoria e co-autoria) e recebeu mais de 20 prêmios. Ocupa o cargo de Editor Chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV), tornando a revista a única publicação internacional do gênero no hemisfério sul, além de incluir México e Caribe com a indexação da mesma no Medline/Pubmed e inclusão da mesma na base de dados ISI Web of Knowledge. Também criou as homepages da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e da RBCCV, implantando a submissão e avaliação dos manuscritos eletronicamente.
É membro de 19 Conselhos Editoriais. Publicou 19 capítulos, editou dois livros, tem mais de 350 artigos publicados em periódicos especializados e é colunista de dois jornais de São José do Rio Preto, com mais de 500 artigos publicados.
Em 2009 foi condecorado com a mais elevada Honraria do Estado de São Paulo: a Ordem do Ipiranga, reservada aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram serviços notórios aos paulistas.
É Membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, assumindo a cadeira de número 11.
Em 2013 ocupou a cadeira nº 48 da Academia de Medicina de São Paulo e em 2014 tornou-se Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina (RJ).
Em 2013 recebeu o 1º lugar do Prêmio Nacional de Inovação Tecnológica, promovido pela FINEP.