Graduado em: Letras (Francês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - 1994; Letras (Inglês/Português e suas Literaturas - Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix - 1986); Engenharia Civil (Escola de Engenharia Kennedy - 1980). Possui mestrado em Letras pela UFMG (1998) e em Engenharia Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG (2019); doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2004), com estágio na Université de Paris III, pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2012). Professor titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado). Tem experiência em: Letras (Linguística Aplicada ao ensino de línguas; Análise do Discurso das Ciências, atuando principalmente nos temas: exame Celpe-bras, exames de proficiência linguística, avaliação de proficiência em línguas, português como língua estrangeira e como língua de acolhimento); Engenharia: uso de materiais não convencionais na construção (especialmente bambu e fibrocimentos com reforço de fibras vegetais).
Graduated in: Letters (French and its Literatures from the Federal University of Minas Gerais - UFMG - 1994; Letters (English/Portuguese and their Literatures - Integrated Methodist Colleges Isabela Hendrix - 1986); Civil Engineering (Kennedy School of Engineering - 1980). He holds a Master's degree in Letters from UFMG (1998) and civil engineering from the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais CEFET-MG (2019); PhD in Linguistic Studies from UFMG (2004), with internship at the Université de Paris III, postdoctoral in Language Studies from the Fluminense Federal University (2012). Full professor of the Department of Language and Technology of CEFET-MG, working in the Graduate Program in Language Studies (master's and doctorate). He has experience in: Letters (Linguistics Applied to language teaching; Analysis of discourse of sciences, acting mainly in the themes: Celpe-bras exam, language proficiency exams, evaluation of proficiency in languages, Portuguese as a foreign language and as a host language); Engineering: use of unconventional materials in construction (especially bamboo and fiber cements with reinforcement of vegetable fibers).