Publicações no BrCris
 

Nizia Maria Souza Villaca

Possui Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968), Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e Pós-Doutorado em Antropologia Cultural, Paris V - Sorbonne (1985). É professora orientadora de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado; Prof. Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de pós-graduação em Psicologia Social (2013); Consultor "Ad hoc" da FAPERJ, CAPES e CNPq; Coordenadora do grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais, registrado no Prossiga-CNPq. Linhas de pesquisa: Comunicação e experiência urbana, Comunicação e moda, Comunicação e corpo, Representações sociais, Livro eletrônico; Professora Titular Emérita da Escola de Comunicação/Universidade Federal do Rio de Janeiro; Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da comunicação, corpo, moda, antropologia do consumo e artes, no contexto sulamericano e global. Recebeu em 2018 a Bolsa de Coordenadora Geral da Área de Comunicação - FAPERJ. Recebeu em 2009 a Bolsa Cientista do Nosso Estado - FAPERJ; Recebeu em 1989 o prêmio de primeiro lugar na categoria de ensaios sobre ficção contemporânea, Jornal do Brasil, Caderno Ideias; Autora de livros e ensaios, entre os quais: 2014 - Em nome do corpo, 2 ed, co-autoria c/Fred Góes. SP: Estação das Letras e Cores; 2014 - Que corpo é esse? Novas perspectivas, 2 ed, org. c/Fred Góes e Ester Kosovski. RJ: Mauad; 2011 - A edição do corpo: tecnociência, artes e moda, 2 ed. SP: Estação da Letras e Cores; 2011 - A periferia pop na Idade Mídia. SP: Estação das Letras e Cores.
graduate at from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1962), master's at from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) and ph.d. at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Has experience in Comunication, focusing on Theory of the Comunication, acting on the following subjects: corpo, comunicacao, moda, consumo and literatura.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •