Lucas Henriques Viscardi
.
Arqueólogo pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Mestre e Doutor em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acadêmico de Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS, ATM 24/1) e Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É pesquisador pelo Grupo de Preconceito, Vulnerabilidade e processos Psicossociais da PUCRS, desenvolvendo pesquisas sobre teorias conspiratórias sobre uso da vacina e sobre aconselhamento voluntário em populações de risco para HIV.
Em sua graduação em arqueologia trabalhou com genes implicados na evolução do tempo de gestação e anatomia do mecanismo de parto em primatas humanos e não-humanos, bem como utilizou-se de paleogenomas, como o genoma do Neanderthal e do homem de Denisova. Tal monografia foi construída em parceria através de estágios e participação em laboratório na UFRGS e Universidade Autônoma do México (UNAM). Em sua dissertação de mestrado desenvolveu pesquisa no campo da evolução de desordem de proteínas em genes associados ao comportamento e desenvolvimento em vertebrados (Família FOXP). Em sua formação como doutorando (2015-2018) voltou-se para evolução dos genes do comportamento em primatas humanos e não-humanos, bem como na análise do relógio molecular e sua relação com fenótipo e ambiente, em colaboração com a Columbia University (EUA). Ademais, no mesmo período, desenvolveu pesquisas quanto a evolução da rede de genes implicados na neurotransmissão em eucariotos, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ainda, investigou os hábitos e dietas das populações passadas do Brasil e Peru através do microdesgaste dentário em pesquisa colaborativa nas instalações laboratoriais de Paleoantropologia da Eberhard Karls Universität Tübingen (Alemanha). Participou de escavações arqueológicas no Sul do Brasil, nas cidades de Urubici e Campo Belo do Sul (Santa Catarina).
Desenvolve trabalhos nas áreas de Arqueologia (Pré-histórica), Genética e Psicologia Evolutiva, com ênfase no temas envolvendo evolução do comportamento humano e de outros primatas. Como divulgador científico das áreas de evolução humana e saúde, participa da formação do Curso de Biologia Evolutiva da Universidade do Rio Grande do Sul, também contribuindo para o site pensamentoevolutivo.com e demais capítulos de livros para educadores. Além disso, é embaixador no projeto de divulgação de saúde para público leigo através da plataforma vitallogy.com (vitallogy.com/lucasviscardi), e participa da ONG Médicos do Mundo pela ação do projeto Médicos de Rua de Caxias do Sul (RS).
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos