Publicações no BrCris
 

Ricardo Oliveira Neves

Bachelor's at Engenharia Elétrica from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) and holds a Master in Science (M.Sc) issued by the Production Engineering Post Graduation Program (COPPE) of the Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1988). Independent researcher with six books on innovation, scenarios and change published in Brazil and business consultant on strategy and organizacional change. Extensive experience on projects and programs led by multilateral development agencies (UNDP, IBRD, IADB, etc.) focusing on economic and social development, urban revitalization, sustainable transportation, poverty alleviation, and development of the base of pyramid of the market. Regularly invited as keynote speaker for corporate events on innovation and change. Since 2006 he is a columnist and blogger on innovation for newspapers and magazines in Brazil.
Consultor de estratégia, comunicação e marketing. Graduado em Engenharia Elétrica - especialização em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e mestre (M.Sc.) em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Diploma de Estudos Avançados em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação Estratégica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. (2017-18).Pesquisador independente e autor com seis livros publicados desde 2004 enfocando inovação e mudança. Consultor de empresas, presta serviços consultivos em exercícios de planejamento, desenvolvimento de estratégia corporativa orientada para a inovação e mudança organizacional, comunicação estratégica e marketing.Tem experiência nacional e internacional em projetos e programas conduzidos por agências multilateriais (PNUD, Banco Mundial, BID, etc.) focando as seguintes temáticas: desenvolvimento econômico e social, revitalização e upgrade de infraestrutura urbana e transporte sustentável, sustentabilidade ambiental, alívio da pobreza e promoção do mercado base da pirâmide. Empreendedor social com experiência em diversos projetos de desenvolvimento social, ambiental e econômico e nessa condição é desde 1988 fellow da Ashoka, organização de promoção do empreendedorismo social, sediada em Washington, DC e que conta com uma rede de quase 4 mil fellows.Regularmente convidado a ser palestrante, facilitador de eventos e workshops em empresas, eventos corporativos e em escolas de negócios. Desde 2006 é colunista especializado em pautas sobre inovação e vem colaborando com regularidade para veículos do Grupo Globo (Jornal O GLOBO, revistas ÉPOCA e ÉPOCA NEGÓCIOS) dando prioridade principalmente a experimentações através dos canais e redes digitais.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •