carlos frederico de Brito da Silva D´Andrea
Carlos d'Andréa é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG) e professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisador Nível 2 do CNPq. Coordenador do grupo de pesquisa R-EST - estudos redes sociotécnicas, editor da revista Dispositiva (desde 2022) e coordenador GT Materialidades Digitais e Práticas Comunicacionais da Compós (2023-2025). Na UFMG, integra grupo de pesquisa interdisciplinar sobre Sustentabilidade (IEAT/UFMG, 2023) e o corpo docente da Formação Transversal em Divulgação Científica e dos cursos de especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (LTE) e Comunicação Publica da Ciência (Amerek). Em 2017/2018, foi pesquisador visitante no Departamento de Media Studies da Universidade de Amsterdam, na Holanda (bolsa CAPES). Temas de interesse: Plataformas; Mídias Sociais; Métodos digitais; Datificação; Ciência, Esporte e controvérsias; Jornalismo contemporâneo.Jornalista graduado pela UFMG, doutor em Linguística Aplicada pelo PosLin/UFMG (linha Linguagem e Tecnologia), mestre em Ciência da Informação pela ECI/UFMG e especialista em Gestão Estratégica da Informação. Cargos anteriores: Subcoordenador do PPGCOM/UFMG (2020/2022), vice-coordenador do GT Comunicação e Cibercultura da Compós (2016-2017/ 2022-2023) e professor do DCM/UFV (2008-2012). Foto: Foca Lisboa/UFMG
Professor at the Social Communication Department and at the Communication Graduate Program at the Federal University of Minas Gerais, Brazil. Researcher at CNPq. Coordinator of the research group R-EST - estudos redes sociotécnicas. In the 2017/2018 academic year, worked as a visiting scholar at the Media Studies Department at the University van Amsterdam (UVA), The Netherlands (CAPES Foundation postdoc scholarship, Process 88881.119913/2016-01). PhD in Linguistic Studies (Poslin/UFMG), Master in Information Sciences (ECI/UFMG) and bachelor in Social Communication / Journalism (UFMG).
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
