Publicações no BrCris
 

Marcos Olender

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2007) e pós-doutorado em Urbanismo pela UFRJ. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de For e diretor do Centro de Conservação da Memória (CECOM) da mesma universidade. É lider do grupo de pesquisa e extensão Laboratório de Patrimônios Culturais (LAPA) da UFJF. Desde 2015 participa da Diretoria do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS - Brasil), sendo, desde 2021 o seu Diretor Geral de Comitês Científicos. É, desde outubro de 2021, Coordenador Adjunto do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro. Tem experiência nas áreas de Patrimônio Histórico e Cultural, de História da Cultura e de História da Arquitetura e do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história e teoria da preservação do patrimônio histórico e cultural, novas abordagens e perspectivas do patrimônio histórico e cultural (tanto material quanto imaterial), descolonização do patrimônio histórico e cultural, política e gestão do patrimônio histórico e cultural, história da modernidade, história da arquitetura e do urbanismo modernos e contemporâneos, história das exposições nacionais e internacionais das indústrias e das belas-artes, arquiteturas das imigrações.
graduation at Arquitetura e Urbanismo from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), master's at History from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) and doctorate at Architecture and Urbanism from Universidade Federal da Bahia (2007). Has experience in History, focusing on Regional History of Brazil, acting on the following subjects: preservação do patrimônio cultural, patrimônio cultural, memória, preservação and juiz de fora - patrimônio.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •