Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1982) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987). É professora associada aposentada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2016, tendo atuado no Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu. Possui ampla experiência na área de Educação, com ênfase em docência no ensino superior e na pós-graduação, além de gestão educacional. Seu foco principal de interesse e pesquisa é a Formação de Professores, enfocando os seguintes temas: política educacional, formação, trabalho e identidade docentes. Possui livros publicados e organizados, além de vários capítulos, artigos em periódicos e textos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autoria de trabalhos científicos e técnicos. Os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica são: política educacional , formação de professores e identidade docente, democratização da educação. Atualmente dedica-se também à literatura, tendo escrito o livro Mauá Muito Além da Família.
bachelor's at Pedagogia from Universidade Federal do Paraná (1982), master's at Education from Universidade Federal do Paraná (1987) and doctorate at Education from Universidade Estadual de Campinas (1997). Has experience in Education, focusing on Evaluation of Systems, Institutions, Plans and Educational Programs, acting on the following subjects: educational policy, teacher training and identity, democratic schools