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Francine Rocha

Doutora em Educação na UFPR (2018), Mestra em Psicologia pela UFPR (2013), possui graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo) e Licenciatura em Psicologia pela UFPR (1999) e graduação em Pedagogia (Licenciatura com habilitação em Orientação Educacional) pela PUC-PR(1989), MBA em Gerenciamento de Projetos (UFPR - 2004), Especialização em Psicopedagogia (UNIC/MT-1997), em Método Montessoriano de Educação (IPMM/SP-1987) e em Desenho e Gestão de Programas Sociais (IPARDES/PR e Casa Civil da Presidência da República - 1998). Desde 1999 está lotada como TAE - Técnica em Assuntos Educacionais (Nível Superior) na Universidade Federal do Paraná. Nessa instituição coordenou entre 1999 e 2002 unidades de apoio e execução de projetos culturais, de extensão e educacionais na PROEC-Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. No Setor de Ciência Biológicas co-criou em 2002 e foi coordenadora executiva da PROEV - Unidade de Projetos Especiais e Vídeo, tendo coordenado e vice-coordenou até 2013 diversos projetos educacionais de pesquisa e extensão interdisciplinares nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Cultura. Ainda no Setor de Ciências Biológicas co-criou em 2013, coordenou até 2015 e atuou como consultora até 2018 na ASPEC - Assessoria a Projetos Educacionais e Comunicação. Desde 2018 é diretora técnica do CEAPPE - Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação do setor de Ciências Humanas. Antes disso, desempenhou as funções atinentes ao cargo de TAE no MEC-Ministério da Educação, tendo-o exercido nas Delegacias do MEC em Mato Grosso (1994-1997) e Paraná (1997-1999) até suas extinções e também ocasionalmente em Brasília no MEC e FNDE, atuando na fiscalização de projetos educacionais para Educação Básica (inclusive auditorias) e também às áreas especificas de educação indígena, educação especial e TV-Escola. Paralelamente à carreira técnica no governo, foi produtora cultural independente entre 2000 e 2012, tendo atuado no campo das artes visuais, audiovisuais, patrimônio cultural e projetos sociais. Atualmente dedica-se a pesquisas relacionadas a políticas e ações afirmativas no ensino superior, privilegiando o componente indígena das mesmas. Cursou Magistério no Ensino médio (1983-85) e atuou como professora da educação infantil (método montessoriano), de educação básica (fase I), de EJA (tendo alfabetizado funcionários da PUC-PR pelo método Paulo Freire através de um projeto do qual participou da elaboração) e também teve uma vivência como docente no ensino superior. Atuou ainda como psicopedagoga clínica e, além disso, considera relevantes experiências vivenciadas num projeto de implantação de cooperativa popular de pescadores em Antonina (pela ITCP-UFPR) e num projeto de extensão desenvolvido junto a jovens do MST num assentamento em Teixeira Soares/PR em ação extensionista voltada a identificar o valor do trabalho para esse público. Isso posto, evidencia-se o sentido de sua trajetória, sempre vinculado à Educação, em especial à Educação Popular numa acepção ampla, voltada à superação das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas no Brasil.
graduate at psicologia from Universidade Federal do Paraná (1999) and graduate at pedagogia from Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989).

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