Herivelto de Souza Bronzeado
Engenheiro Eletricista (julho/1975) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), hoje Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Nos primeiros 5 anos de sua carreira na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) trabalhou na manutenção em Linhas de Transmissão e Equipamentos de Subestação de Alta Tensão. Em 1980 iniciou seus trabalhos na área de Qualidade da Energia Elétrica (QEE), responsável pelas análises de ocorrências, estudos e medições dos distúrbios elétricos causados pela operação das cargas não-lineares dos consumidores industriais da Chesf.
Em 1993, recebeu o título de Master of Science (MSc) em Power System Engineering pela University of Aberdeen, Aberdeen, Escócia.
No seu retorno ao Brasil, voltou a trabalhar na área de QEE e na gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Chesf.
Participou do Grupo Especial de QEE definindo indicadores de desempenho e requisitos técnicos para a conexão de Agentes do Setor Elétrico ao Sistema Interligado Nacional - SIN, cuja base serviu para regulamentar os indicadores de QEE no sistema elétrico brasileiro pela ANEEL.
Ministrou vários cursos e palestras sobre QEE, Transitórios Eletromagnéticos e Chaveamento Controlado de Transformadores para indústrias e concessionárias de energia elétrica no Brasil e no exterior.
Coordenou o Comitê de Estudos C4 do CIGRE-Brasil (Desempenho de Sistemas Elétricos) de 2002 a 2010, representando o Brasil no Study Committee C4 (System Technical Performance) do CIGRÉ Internacional e, como membro de vários Working Groups do Cigré, fou co-autor de várias brochuras técnicas do CIGRE. É Membro Honorário do Cigre-Brasil.
Foi fundador, Presidente e Vice-Presidente do IEEE Joint Chapter PES/IAS/PELS Northeast 1 ? Bahia Section. Atualmente é Vice-Presidente do Capítulo do IEEE/PES Centro-Norte do Brasil e Senior Member da Power Engineering Society e Industry Application Society do IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engineers).
É autor de mais de 140 artigos técnicos publicados em revistas especializadas e anais de congressos nacionais e internacionais, com mais de 580 citações (https://www.researchgate.net/profile/Herivelto-Bronzeado)
No final de 2010, após mais de 35 anos de trabalho na CHESF, aposentou-se, e via concurso público, ingressou na carreira de Analista de Infraestrutura no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, hoje Ministério da Economia.
Trabalhou no Departamento de Planejamento Energético da Secretaria de Planejamento do Ministério de Minas e Energia e, à convite, em junho de 2011 assumiu o cargo de Coordenador-Geral das Obras Eletro-Mecânicas do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração Nacional, hoje Ministério do Desenvolvimento Regional..
No PISF, onde trabalhou por 5 anos, foi responsável por toda a infra-estrutura elétrica (Linhas de Transmissão e Subestações de 230 kV) e eletromecânicos (Estações de Bombeamento), bem como pelos sistemas de automação, proteção, supervisão e controle daquele importante empreendimento.
Em 2017, foi convidado para ingressar na equipe de Engenharia da Presidência da República, como Coordenador de Engenharia e Manutenção, responsável pela manutenção civil, elétrica, mecânica e sistema de automação de todo o Complexo Predial da Presidência da República (Palácio do Planalto e seus Anexos, Palácios da Alvorada e do Jaburu, Granja do Torto e apartamentos funcionais). Em 2021 passou a trabalhar na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, com a missão apoiar à execução o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). No final de 2021, voltou a trabalhar no Ministério do Desenvolvimento Regional - MDR, hoje Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional - MIDR, para dar apoio na segunda etapa do PISF, ou seja, na duplicação do volume de bombeamento at
Graduou-se em Engenharia Elétrica (julho/1975) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), hoje Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Nos 5 anos iniciais de sua carreira, trabalhou no Serviço de Transmissão de Campina Grande (SOTG) da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) na manutenção de Linhas de Transmissão e Equipamentos de Subestação de Alta Tensão.
Em 1980 iniciou seus trabalhos na área de Qualidade da Energia Elétrica (QEE), responsável pelas análises de ocorrências, estudos e medições dos distúrbios elétricos causados pela operação das cargas não-lineares dos consumidores industriais da CHESF.
Em 1993 recebeu o título de Master of Science (MSc) em Power System Engineering pela University of Aberdeen, Aberdeen, Escócia. No retorno ao Brasil, voltou a trabalhar na área de QEE e na gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da CHESF.
Participou do Grupo Especial de QEE definindo indicadores de desempenho e requisitos técnicos para a conexão de Agentes do Setor Elétrico ao Sistema Interligado Nacional - SIN, que serviu de base para a ANEEL regulamentar os indicadores de QEE no sistema elétrico brasileiro.
Ministrou vários cursos e palestras sobre QEE, Transitórios Eletromagnéticos e Chaveamento Controlado de Transformadores no Brasil e no exterior.
Coordenou o Comitê de Estudos C4 do CIGRE-Brasil (Desempenho de Sistemas Elétricos) de 2002 a 2010, representou o Brasil no Study Committee C4 (System Technical Performance) do CIGRE Internacional e participou da elaboração de várias brochuras técnicas do CIGRE. É Membro Honorário do CIGRE-Brasil.
Foi fundador, Presidente e Vice-Presidente do IEEE Joint Chapter PES/IAS/PELS Northeast 1 ? Bahia Section. Atualmente é Vice-Presidente do Capítulo do IEEE/PES Centro-Norte do Brasil e Senior Member da Power Engineering Society e Industry Application Society do IEEE (The Institute of Electrical and Electronics Engineers).
É autor de mais de 160 artigos técnicos publicados em revistas especializadas e anais de congressos nacionais e internacionais, com mais de 630 citações (https://www.researchgate.net/profile/Herivelto-Bronzeado).
No final de 2010, após mais de 35 anos de trabalho na CHESF, aposentou-se e ingressou na carreira de Analista de Infraestrutura via concurso público, no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, hoje Ministério da Gestão e Inovação de Serviços Públicos.
Trabalhou inicialmente no Departamento de Planejamento Energético da Secretaria de Planejamento do Ministério de Minas e Energia e, à convite, em junho de 2011 assumiu o cargo de Coordenador-Geral das Obras Eletro-Mecânicas do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração Nacional, hoje Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional - MIDR.
No período de 2011 a 2016, foi responsável por implantação de toda a infraestrutura elétrica (Linhas de Transmissão e Subestações de 230 kV) e eletromecânica (Estações de Bombeamento) do PISF, bem como pelos sistemas de automação, proteção, supervisão e controle daquele importante empreendimento.
Em 2017, foi convidado para ingressar na equipe de Engenharia da Presidência da República como Coordenador de Engenharia e Manutenção, responsável pela manutenção civil, elétrica, mecânica e do sistema de automação do Complexo Predial da Presidência da República (Palácio do Planalto e seus Anexos, Palácios da Alvorada, Palácio do Jaburu, Granja do Torto e apartamentos funcionais). No início de 2021 passou a trabalhar na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), com a missão apoiar à execução do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). No final de 2021 voltou ao hoje Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional - MIDR, para dar apoio na segunda etapa do PISF, ou seja, a duplicação do volume de bombeamento atual.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
