O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em especial da Internet, abriram novas oportunidades de disseminação do conhecimento e de trabalho em equipes, provocando mudanças nas relações profissionais. A área da saúde tem sido uma das mais privilegiadas, com novas opções de serviços e de tratamentos. Neste contexto, os serviços de teleconsultoria vêm ampliando o potencial das redes na realização de diagnósticos e estudos de casos. Em alguns casos, os sistemas não seguem corretamente os conceitos da área de Interação Humano-Computador (IHC). O foco técnico da IHC é o conceito da usabilidade, que estuda o desenvolvimento de sistemas, visando torná-los mais ágeis, atrativos, eficazes, estéticos e de fácil utilização, quaisquer que sejam as tarefas a serem realizadas. A necessidade de compreender a utilização das técnicas de usabilidade e design centrado em usuário voltadas para Sistemas de Apoio a Teleconsultoria em Saúde foi o que motivou o desenvolvimento deste projeto, que realizou uma análise do Sistema de Apoio a Teleconsultoria em Saúde, desenvolvido pela equipe do Núcleo do Estado do Rio de Janeiro Telessaúde UERJ, considerando essas técnicas. A partir dos resultados obtidos nessa avaliação e em confronto com as recomendações da literatura para design com foco no usuário para esse tipo de sistema, foi desenvolvida uma nova versão para plataforma móvel visando aumentar sua eficiência e satisfazer as necessidades dos usuários de modo mais eficaz
The advancement of Information and Communication Technologies (ICTs), especially the Internet, have opened new opportunities for dissemination of knowledge and team work, provoking changes in professional relations. The health area has been one of the most privileged, with new options for services and treatments. In this context, teleconsulting services have been increasing the potential of networks to carry out diagnoses and case studies. In some cases, the systems do not correctly follow the concepts of Human-Computer Interaction (HCI). The technical focus of HCI is the concept of usability, which studies the development of systems, aiming to make them more agile, attractive, effective, aesthetic and easy to use, whatever the tasks to be performed. With the need for understanding the use of usability and user-centred design techniques for Teleconsulting Systems in Health was what motivated the development of this project, which carried out an analysis of the Health Teleconsulting Support System, developed by the team of the Rio de Janeiro State Telehealth Center - Telessaúde UERJ, considering these techniques. Based on the results obtained in this evaluation and in contrast to the literature recommendations for user-focused design of this type of system, a new version was developed for mobile platform in order to increase its efficiency and satisfy the needs of users more effectively