Avaliação do comportamento mecânico de vigas de concreto com falha crítica reforçadas com compósito laminando de fibra de carbono Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • As estruturas de concreto são muito comuns na construção civil, pois este material possui diversas características que contribuem para sua grande aceitação. Apesar disto, o concreto está sujeito a fatores que podem afetar suas condições em serviço e diminuir sua vida útil. A utilização de materiais compósitos laminados para o reforço ou reabilitação dessas estruturas é uma prática eficaz que vem se tornando popular graças a vantagens observadas em relação a outras técnicas de intervenções mais tradicionais. Este trabalho comprometeu-se com o estudo do comportamento mecânico de corpos de prova prismáticos de concreto, em condições de reparo e reforço, submetidos ao ensaio de resistência à flexão de três pontos. Na condição de reforço, corpos de prova íntegros receberam um tratamento superficial de lixamento e posterior colagem do material compósito com um adesivo a base de epóxi. Na condição de reparo, um entalhe foi introduzido na metade do comprimento do corpo de prova sendo posteriormente preenchido com adesivo. Neste caso, também foi realizado o lixamento na superfície do corpo de prova, assim como a colagem do material compósito. Uma situação intermediária também foi estudada, consistindo apenas no preenchimento do entalhe com o adesivo. Foram utilizados os adesivos estruturais S&P 220 e NVT 201E. Quando reforçados, a resistência à flexão dos corpos de prova obteve incrementos de aproximadamente 2,59 vezes com a utilização do adesivo S&P 220 e de aproximadamente 3,14 vezes com a utilização do adesivo NVT 201E. Quando reparados, a utilização do adesivo S&P 220 conferiu um aumento cerca de 6,45 vezes em relação de controle, enquanto a utilização do adesivo NVT 201E contribuiu com incrementos de aproximadamente 6,60 vezes em relação às condições de controle. Já a introdução do adesivo no entalhe foi capaz de superar a resistência à flexão das condições de controle. Incrementos de até 23,72% foram alcançados com o adesivo S&P 220 enquanto a utilização do adesivo NVT 201E resultou em aumentos de resistência à flexão em até 52,41%.
  • Concrete structures are very common in civil construction, because this material has several characteristics that contribute to its great acceptance. Despite this, concrete is subject to factors that can affect its service conditions and shorten its life. The use of laminated composite materials for the reinforcement or rehabilitation of these structures is an effective practice that is becoming popular thanks to advantages observed in relation to other more traditional techniques of interventions. This work was undertaken to study the mechanical behavior of prismatic concrete specimens under conditions of repair and reinforcement submitted to the three-point flexural strength test. In the reinforcing condition, intact specimens received a surface sanding treatment and subsequent bonding of the composite material with an epoxy-based adhesive. In the repair condition, a notch was introduced at half the length of the specimen being later filled with adhesive. In this case, sanding was also carried out on the surface of the specimen, as well as the bonding of the composite material. An intermediate situation was also studied, consisting only of filling the notch with the adhesive. The S&P 220 and NVT 201E structural adhesives were used. When reinforced, the flexural strength of the specimens obtained increments of approximately 2.59 times with the use of the S&P 220 adhesive and approximately 6.45 times with the use of the NVT 201E adhesive. When repaired, use of the S&P 220 adhesive gave an increase of about 6.60 times in control ratio, while the use of the NVT 201E adhesive contributed with increases of approximately 3.45 times over the control conditions. Increases of up to 23.72% were achieved with the S&P 220 adhesive while the use of the NVT 201E adhesive resulted in flexural strength increases of up to 52.41%.

data de publicação

  • 2019-01-01