"Pra ler pra onde eu vou e pra onde eu volto": Um estudo de caso sobre as práticas socioculturais de letramentos na Educação de Jovens e Adultos Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Esta pesquisa se inscreve no âmbito do modelo ideológico de letramento (STREET, 2014), pondo em evidência a importância dos sujeitos dos discursos e de seus modos culturais de utilização da escrita. O objetivo foi investigar os eventos socioculturais de letramentos vivenciados por estudantes da Educação de Jovens e Adultos fora do espaço escolar, considerando que a compreensão das concepções dos estudantes é fundamental para a construção de um currículo culturalmente sensível. Partimos da constatação de que os estudantes valorizam as práticas escolares de leitura e escrita, entretanto não reconhecem os próprios usos não escolarizados como práticas legitimadas. Para a investigação, desenhamos um estudo de caso (YIN, 2001) de natureza qualitativo-interpretativa cujos dados foram gerados no contexto da prática docente em uma escola municipal da cidade de Maricá/RJ, em uma turma multisseriada de II e III fases da EJA e na observação de eventos de letramento externos à escola. A abordagem se fundamenta na perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET 2014; GEE 2008), que apontam para uma visão mais ampla do conceito de letramento, entendido como prática social, reconhecendo que os sentidos associados à leitura e à escrita estão enraizados em relações sociais, inclusive de poder. Recorremos também ao campo da Linguística Aplicada, considerando a heterogeneidade de suas pesquisas, que procuram compreender e examinar questões de uso da linguagem em diferentes contextos e de maneira interdisciplinar (MOITA LOPES, 1996). Entendemos que o texto pode se materializar através da linguagem escrita e de outros modos semióticos, bem como da articulação/integração entre estes. No entanto, nossos resultados indicam que os estudantes cujas práticas investigamos, embora usem e convivam com textos multimodais, que foram, inclusive, contemplados na pesquisa, concebem a leitura como um processo associado apenas à escrita, sendo assim, focalizamos em nossas análises apenas eventos de letramento envolvendo textos escritos. Acreditamos que esta pesquisa possa contribuir para a compreensão dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos - tantas vezes silenciados pela própria sociedade à qual pertencem - como sujeitos culturais e autores de sua própria história, a fim de que a escola seja um espaço de participação significativa que respeite sua voz.
  • This research is based on the ideological model of literacy (STREET, 2014), highlighting the importance of the subjects of discourses and their cultural ways of using writing. Our goal was to investigate the sociocultural events of literacy experienced by the students of Adult and Youth Education outside the school, considering that the understanding of students' conceptions is fundamental for the construction of a culturally sensitive curriculum. We start from the observation that students value school reading and writing practices, but do not recognize their own non-school uses as legitimate practices. For this investigation, we designed a qualitative-interpretative case study (YIN, 2001) and data were generated in the context of the teaching practice in a municipal school in the city of Maricá / RJ,, in a multiseriate class of II and III phases of the EJA and also in the observation of literacy events outside the school. The approach is based on the perspective of the New Studies of Literacy (STREET 2014; GEE 2008), which point to a broader view of the concept of literacy, understood as social practice, recognizing that the meanings associated with reading and writing are rooted in social relations, including power relations. We also we also referred to the field of Applied Linguistics, considering the heterogeneity of its researches, which seek to understand and examine questions of language use in different contexts and in an interdisciplinary way (MOITA LOPES, 1996). We understand that texts can be organized through written, oral, imaginary and other semiotic modes, as well as by the articulation / integration between them. However, it should be noted that, as our results indicate, the students whose practices we investigate, even as they do use multimodal texts, as we have showed in this investigation, conceive reading as a process that is associated only with writing. Thus, we focused on literacy practices in wich written texts were present. We believe that this research can contribute to the understanding of the students of the Education of Young and Adult - so often silenced by the very society to which they belong - as cultural subjects and authors of their own history, so that the school is a space of meaningful participation that respects their voice.

data de publicação

  • 2018-01-01