Ensino de Português como língua estrangeira para aprendizes hispanófonos: imagens do empresário neoliberal de sucesso em material didático Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Nossa pesquisa nasce a partir da reflexão sobre nossa prática profissional, em um curso de português como língua estrangeira, na modalidade negócios, ministrado dentro de empresas em Santiago do Chile. Nesse curso, chamado Português básico para negócios , utilizava-se um material didático especificamente confeccionado para ele, e um dos pontos recorrentes encontrados nesse manual é que, em diversos textos e atividades propostas, aparecia sempre a figura do empresário bem-sucedido. Assim, selecionamos os textos presentes no material didático que trazem a figura desse empresário/executivo. A partir daí, buscamos na Análise do Discurso francesa conceitos que pudessem orientar-nos em possíveis leituras desse material. Nossa análise se desenvolve com base nas ideias de cenografia (MAINGUENEAU, 2013) e produção de subjetividade (MIRANDA; SOARES, 2014). Maingueneau (2013) nos fala sobre as três cenas enunciativas: cenografia, cena genérica e cena englobante. Nesse material propomos duas perspectivas de análise diferentes para as três cenas: uma delas considera os aspectos relativos ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa, e a outra, promove a circulação de ideias relativas ao empresário de sucesso, uma vez que ele é recorrente em nosso material. Observamos também a produção de subjetividade, apoiados nos personagens encontrados, e intuímos que eles corroboram a ideia de gestor de si mesmo (GAULEJAC, 2007), que emerge a partir das ideias neoliberais. De acordo com esse sistema, o trabalhador passa a ser ele mesmo responsável por seu trabalho e por conseguir nele se manter, já que, nesse novo modelo, não há emprego para todos. Também observamos a configuração de uma subjetividade luxo (ROLNIK, 2007) para o empresário, onde se produz um modelo a seguir para se conquistar o sucesso.

data de publicação

  • 2018-01-01