Georges Bataille e a filosofia: Um projeto romântico de erotismo Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • German Romanticism seems to defy any attempt of analysis, not only for its diversity that resists the attempts of reduction to a common denominator, but also and, especially, by its character of contradiction. This aspect appears to be observed in Bataille s work as well, which is, in general, based on instability, on the vertigo of the abyssal and tragic thinking, on the unstable, on the double, on a plural ontology contrary to the homogeneous rationality, stable and closed in its sense. His work, and also his thoughts, seem to be fluid and to deal with men equally soluble that are defined precisely by their dissolution. This would be the primary theme of the book The Eroticism.This work is an attempt to analyze these analogies, using especially Hölderlin and Schlegel, to approach an initial phase of German Romanticism and the legacies left to Nietzsche, like an expression of a final stage, in the framing of human course, in the search for the origin and for the self, which always ends in dissolution. At last we will intersect these thinkers with Battaille, to expose not only their influence upon him, but, especially because the latter appropriates the first ones in creativity, to criticize the parlance and the philosophy, and present the proposal of a hermeneutic in which the language is interpreted through the death of the language and in its transgression, being, then, here approached as a mystic hermeneutic, which addresses the re-significance for the places of establishment of philosophic debates and philosophy itself.
  • O romantismo alemão parece desafiar qualquer tentativa de análise, não só por sua diversidade que resiste às tentativas de redução a um denominador comum, mas também e, principalmente, por seu caráter de contradição. Este aspecto parece ser igualmente observado na obra de Bataille, que, em geral, a funda no desequilíbrio, na vertigem do pensamento abissal e trágico, no instável, no duplo, em uma ontologia plural contrária à racionalidade homogênea, estável e fechada em seu sentido. Sua obra, e também seus pensamentos, parecem ser fluidos e tratarem de homens igualmente solúveis que se definem exatamente por sua dissolução. Este seria o tema central da obra O Erotismo. Este trabalho trata da tentativa de análise dessas analogias, usando especialmente Hölderlin e Schlegel, para falar de uma fase inicial do romantismo alemão e das heranças deixadas a Nietzsche, como expressão de uma fase final, na construção do percurso humano da busca pela origem e de si mesmo, que sempre desembocam na dissolução. Por último cruzaremos estes pensadores com Bataille, para mostrarmos não só as influências daqueles neste, mas, principalmente como o último se apropria criativamente dos primeiros, para criticar a linguagem e a filosofia e apresentar a proposta de uma hermenêutica na qual a linguagem é interpretada através da morte da linguagem e na sua transgressão, sendo, então, aqui abordada como uma hermenêutica mística, que visa a ressignificação dos lugares de instauração dos debates filosóficos e da própria filosofia.

data de publicação

  • 2016-01-01