O aprendizado da vontade e as dores do mundo Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • Em linhas gerais a pergunta fundamental do texto Ã: pensar em educaÃÃo segundo Schopenhauer à falar de nÃo educaÃÃo em Schopenhauer? O estudo que se segue trata do aprendizado da vontade no que diz respeito a sua relaÃÃo com o mundo. As dores do mundo sÃo de fundamental importÃncia para que a vontade tome consciÃncia de si e se negue. O pensamento de Schopenhauer defende a ideia de que pela negaÃÃo dos prazeres à possÃvel a supressÃo da desgraÃa universal que à o sofrimento. A vontade consiste na raiz metafÃsica do mundo e configura-se o fundamento de todas as dores do mundo e quando ela se objetiva à para satisfazer os seus desejos inconscientes. A sublimaÃÃo da mÃsica faz com que a vontade por alguns instantes fique extasiada e se elevando temporariamente acima dos fenÃmenos consiga distanciar-se dos sofrimentos. Mas a mÃsica à a partitura no tempo, nÃo à possÃvel ficar ai por mundo tempo e logo que a ilusÃo cessa as dores retornam novamente. O aprendizado que a vontade consegue extrair da mÃsica nÃo à suficiente para suprimir as dores e Schopenhauer acredita que sà pela resignaÃÃo seja possÃvel extirpar de uma vez todos os nossos sofrimentos e conseguirmos chegar a um estÃgio de negaÃÃo total de si. O aprendizado da vontade ocorre quando ela chega a esse estado de total ascetismo. Ao longo da pesquisa sÃo feitas vÃrias perguntas no tocante, por exemplo, ao ato de resignar-se ser uma aÃÃo educativa como pensava Durkheim? O aprendizado da vontade à um ato educativo, jà que à uma aÃÃo prÃtica exercida sobre o prÃprio corpo? EntÃo, pensar a educaÃÃo em Schopenhauer à falar de nÃo educaÃÃo em Schopenhauer?

data de publicação

  • 2011-01-01