O sistema rodoviário exerce um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Dos impactos das rodovias à biodiversidade, o atropelamento de fauna silvestre é um dos mais visíveis ecertamente um dos mais importantes. Recentemente, estudos sobre atropelamentos de vertebrados, no Brasil tem crescido, o primeiro trabalho publicado sobre oassunto foi realizado há mais de duas décadas, e nos últimos anos houve um crescimento no númerode trabalhos sobre o assunto, inclusive gerando uma nova área de conhecimento chamada ecologiade estradas, entretanto ainda não há uma metodologia eficiente que proporcione uma análise críticado impacto ambiental causado pelo atropelamento de vertebrados com aplicações na gestão 'ambiental de rodovias. Este projeto tem como principal objetivo apresentar uma nova proposta metodológica para avaliar o impacto ambiental causado pelo atropelamento de vertebrados em rodovias, O referido trabalho terá como estudo de caso a rodovia RJ-165 (estrada Paraty-Cunha), que se localiza na Região Sul-Fluminense, e que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Através da aplicação da metodologia proposta nesta tese, foi possível analisar de uma forma inédita, os impactos ambientais causados pelo atropelamento de vertebrados em uma rodovia,certamente aportando resultados mais precisos e consistentes.
The road system plays a key role in the development of society. The impacts of the highways to biodiversity, the trampling of wildlife is one of the most visible, and certainly one of the most important. Recently, studies on road kills of vertebrates, in Brazil has grown, the first published work on the subject was held for more than two decades, and in recent years there has been a growth in the number of works on the subject, including generating a new area of knowledge called ecology of roads, however there is still no effective methodology that provides a critical analysis of the environmental impact caused by the trampling of vertebrates with applications in environmental management highways. This project's main objective is to introduce a new methodological approach to assess the environmental impact caused by the trampling of vertebrates in highways, this work will have as a case study the highway RJ-165 (Paraty-Cunha road), which It is located in the southern region-Fluminense, and crossing the Serra da Bocaina National Park. Through the application of the methodology proposed in this thesis, it was possible to consider in a unique way, the environmental impacts caused by the trampling of vertebrates in a highway, certainly providing more accurate and consistent results.