A retomada do espetáculo radiofônico: como a webcam vem remediando a programação de emissoras populares no Rio de Janeiro. Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • O presente estudo em Comunicação Social busca refletir de forma empírica e qualitativa a reconfiguração das rotinas produtivas diante da remediação da linguagem radiofônica trazida pela webcam de estúdio. A pesquisa tem seu recorte em duas emissoras populares da região Metropolitana do Rio de Janeiro, que estão no ar simultaneamente nas frequências AM e FM, com audiência significativa no segmento (Super Rádio Tupi e Rádio Globo Rio), entre maio de 2015 e fevereiro de 2017. Uma metodologia mista foi aplicada com monitoramento pela internet, entrevista semiestruturada e observação participante. São feitas reflexões sobre: 1) novas lógicas de produção; 2) as transformações no campo profissional; e 3) a adaptação do estúdio de rádio em cenário, estetizando a postura e a ambiência da produção radiofônica, o radialista e equipe de produção, em seu habitat profissional. Há a hipótese de que, em certa medida, e reconfigurado no espaço-tempo da comunicação digital, a remediação da radiofonia está trazendo a retomada do espetáculo radiofônico
  • The following study in Social Communication presents an empirical and qualitative reflection on some of the ways in which the introduction of studio webcams has reconfigured productive routines (i.e. remediating radiophonic language). The research considers two popular broadcasting stations in the Rio de Janeiro metro area that air simultaneously in AM and FM and have significant audiences in their niche (Super Rádio Tupi e Rádio Globo Rio), in the period comprised between May 2015 and October 2016. Mixed methods have been employed, including online monitoring, semi-structured interviews and participant observation. It offers reflections on 1) new logics of production; 2) transformations in the professional field; and 3) the adaptation of radio studios into scene/setting, which aestheticizes the disposition and ambience of the radiophonic production, the broadcaster and the production staff in their professional environment. It advances the hypothesis that, to an extent, and reconfigured by the spatiotemporal conditions of digital communication, the remediation of radiophonic broadcasting is driving the comeback of radiophonic shows

data de publicação

  • 2017-01-01