Dom Casmurro à luz das telas: ensaios sobre recriações audiovisuais do romance machadiano Documento uri icon

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tipo

  • doctoral thesis

abstrato

  • A presente tese de doutorado, inserida no campo da Literatura Comparada, propõe-se a realizar um estudo sobre tradução – entendida aqui como recriação –, sendo norteada por reflexões de diversos teóricos acerca da literatura, do audiovisual e, sobretudo, acerca do eixo onde essas manifestações artísticas se cruzam. Através desse prisma, busca-se lançar luz sobre três obras audiovisuais originadas a partir do romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. Os filmes Capitú (1968), de Paulo César Saraceni, Dom (2003), de Moacyr Góes, e a minissérie Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho, são abordados por meio de três diferentes reflexões que visam a analisá-los em suas particularidades e abarcam variados temas suscitados pelas obras. Ademais, tendo-se ciência dos diferentes meios em que essas se inserem – cinema e televisão –, este estudo propõe uma leitura que demarca as possibilidades que cada ambiente de criação apresenta, bem como as semelhanças e discrepâncias entre ambos
  • The present doctoral thesis, inserted in the field of Comparative Literature, proposes to carry out a study on translation – understood here as recreation –, being guided by reflections of several theorists about literature, audiovisual and, above all, about the axis where these artistic manifestations intersect. Through this prism, it seeks to shed light on three audiovisual works originated from the novel Dom Casmurro (1899), by Machado de Assis. The films Capitú (1968), by Paulo César Saraceni, Dom (2003), by Moacyr Góes, and the television show Capitu (2008), by Luiz Fernando Carvalho, are approached through three different reflections that aim to analyze them in their particularities and encompass various themes raised by these pieces. Furthermore, being aware of the different media in which they are inserted – cinema and television –, this study proposes a reading that outlines the possibilities that each creative environment presents, as well as the similarities and discrepancies between them

data de publicação

  • 2020-01-01