A obra em exame, Delegado Tobias, consiste em uma série de e-books publicados entre setembro e outubro de 2014, em cinco partes. Espécie de “folhetim pós-moderno” como descreve o autor Ricardo Lísias, a série ganhou os noticiários quando o escritor foi intimado a comparecer à sede da Polícia Federal de São Paulo para esclarecer uma denúncia de falsificação e uso de documento público em sua obra. Articulando com as discussões em torno da autoficção e ainda considerando a constituição intermidiática da obra de Ricardo Lísias como processo de criação estético-político, esta dissertação busca discutir as transgressões dos limites entre as categorias da ficção, do real e do imaginário e os modos como o leitor acolhe os efeitos de sentido produzidos, enfim, como concebe e recria este universo literário intermidiático
The work in question - Delegado Tobias - consists of a series of e-books published between September and October 2014, in five parts. A sort of "post-modern Feuilleton" as described by author Ricardo Lísias, the series won the news when the writer was summoned to appear at the Federal Police headquarters in São Paulo to clarify a complaint of falsification and use of public document in his work. Articulating with the discussions about autofiction and still considering the intermiditic constitution of the work of Ricardo Lísias as a process of aesthetic-political creation, this dissertation seeks to discuss the transgressions of the boundaries between the categories of fiction, the real and the imaginary and the modes as the reader welcomes the effects of meaning produced, in the end, how he conceives and recreates this inter-media literary universe