Geografia e Arte: Uma análise da produção e circulação da representação da favela nas obras de Cândido Portinari. Documento uri icon

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tipo

  • master thesis

abstrato

  • As primeiras décadas do século XX são marcadas pela busca de elementos autênticos da cultura brasileira que compusessem nossa identidade nacional. Artistas e intelectuais da época se mobilizaram em seus trabalhos para construir o ideário nacional moderno brasileiro. Um dos elementos recorrentemente apropriados pelos artistas foi a favela. Por isso, o presente trabalho se debruça sobre um pintor do movimento modernista brasileiro que se apropriou diversas vezes da favela para apresentar o Brasil ao mundo: Cândido Portinari. O objetivo central dessa dissertação é estudar as representações das favelas cariocas nas pinturas de Cândido Portinari a partir de dois eixos principais: a produção e a circulação. Apoiando-nos em discussões acerca do movimento modernista, o contexto de produção, imagem e geografia, analisamos as pinturas de Portinari a partir de sua produção e circulação em galerias no mundo. A metodologia escolhida foi a interpretação composicional, que nos forneceu um grupo de ferramentas para análise de pinturas. Chegou-se a conclusão que as pinturas de Portinari, quando analisadas em conjunto, mostram a evolução e o adensamento das favelas cariocas, além de cristalizar elementos que permanecem no imaginário de favela até os dias de hoje.
  • The first decades of the twentieth century are marked by the search for authentic elements of Brazilian culture which made up our national identity. Artists and intellectuals mobilized their works to build the Brazilian national modern ideas. One of the elements recurrently appropriated by the artists was the favela. Therefore, the present work focuses on a painter of the Brazilian modernist movement who has appropriated the favela several times to present Brazil to the world: Cândido Portinari. The main objective of this dissertation is to study the representations of the Carioca favelas in the paintings of Cândido Portinari from two main perspectives: production and circulation. Drawing on discussions of the modernist movement, the context of production, image and geography, we analyze Portinari's paintings from his production and circulation in galleries around the world. The methodology chosen was the compositional interpretation, which provided us with a group of tools for the analysis of paintings. It was concluded that Portinari's paintings, when analyzed together, show the evolution and the denseness of the favelas of Rio de Janeiro, as well as crystallized elements that remain in the favela's imagination to this day.

data de publicação

  • 2017-01-01