Este trabalho tem como objeto a análise conceitual da produção acadêmica de teses e dissertações sobre o tema Ações Afirmativas (AAs) no Brasil, no período compreendido entre 1987 e 2010. A abordagem metodológica utilizada foi pautada na pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. A principal fonte de dados foi o Banco de Teses e Dissertações da Capes/MEC. A escolha da amostra, composta de 206 textos acadêmicos, se deu com base na utilização do termo ação afirmativa como categoria de busca. Dessas amostras, foram analisados, por meio de mapas conceituais, 35 trabalhos completos, de modo a atender ao critério de proporcionalidade entre o tema AAs e as demais categorias que emergiram da análise do corpo de dados com utilização software Atlas.ti. Incialmente foi realizada a leitura crítica e a seleção de categorias pertinentes ao tema, posteriormente utilizou-se o software para confirmar e/ou desconfirmar essas categorias. Com esse procedimento foi possível não somente extrair o foco dado por cada trabalho acadêmico, como a abordagem teórica, a metodológica, a posição dos autores em relação ao tema AAs, a população alvo eleita por cada autor, como também identificar os autores/teóricos recorrentes ao tema AAs utilizados para fundamentar esses trabalhos. Para demonstrar os resultados optou-se pela análise dos mapas conceituais de modo descritivo e ainda por apresentá-los no apêndice II de modo ilustrativo. Como resultado identificou-se que a grande maioria dos trabalhos refere-se as AAs a partir da aplicação de políticas públicas de redução das desigualdades, como o sistema de cotas relacionado ao acesso da população negra no sistema de ensino superior. Quanto ao posicionamento dos autores em relação a essas ações, foram raros os trabalhos que se posicionaram contra as AAs. De modo geral, os autores estudados entendem que esta é uma forma de justiça distributiva e de reparação social das desigualdades entre diferentes segmentos e grupos sociais. Considera-se que este estudo se faz importante na medida em que é crescente no ensino superior no Brasil, nos últimos anos, a utilização deste recurso político de equalização das desigualdades sociais. Este estudo mostra um diagnóstico do perfil da produção acadêmica e permite identificar as áreas de estudo e os temas mais frequentemente associados às AAs. Pretende-se com ele, contribuir com um marco teórico-conceitual para que novas pesquisas possam ser realizadas de modo a enriquecer o campo de estudos das ciências sociais, em especial sobre o tema AAs
This study aims to analyze the academic production from theses and dissertations on the subject of Affirmative Action (AAs) in Brazil, in the period between 1987 and 2010.The methodological approach was based on qualitative research using literature review. The main source of data was the Theses Database part of Portal Capes / MEC. The sample S choice consisted of 206 academic dissertation and thesis. Affirmative action was the category used within the searching process. Conceptual maps was the main tool to study and analyze the content of the documents. Inicially all documents were analysed throghout the its abstract contents. Further, 35 full papers was studied in order to meet the criterion of proportionality between the AAs and the other categories that emerged from the analysis of the. It was also used the Atlas.ti software to confirm and/or to disconfirm the categories emerged from data analyzes. With this procedure it was possible to extract not only the focus given by each academic work, but also: the theoretical and methodology approach; the authors' point of view regarding the affirmative action; the target population elected by each author toward affirmative action, as well as, to and identify the choices of author in terms of theories and recurrent themes related to affirmative action used to support those works. As a result it was found that the vast majority of the academic work refers to affirmative actions as it apply to public policies to reduce inequalities such as the quota system related to the increase of access of black population to higher education. Regarding the position of the authors related to these actions, were rare works that posed against affirmative action. Overall, the authors studied understand that this is a form of distributive justice, that is, to repair social inequalities among different social groups and segments. It is considered that this study is important because the use of this political resource for equalization of social inequalities is growing in higher education system in Brazil in recent years. This study shows a diagnostic profile of academic studies and identifies areas and themes chosen by the authors, which are most often associated with AAs. Therefore, it intent to contribute theoretically and conceptually to build a framework for further research on the theme of AAs. Hence, it may contribute also to enrich the field of study of the social sciences in particularly related to this subject matter