“Versões da escolha profissional em tempos de Sisu: um olhar gestáltico costurado pela TAR” Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • Esse trabalho buscou acompanhar o momento da escolha profissional durante o processo seletivo do SISU (Sistema de Seleção Unificada). Isto se deu ao longo dos anos de 2017 e 2018, conseguindo abarcar quatro processos seletivos. O SISU é o método mais utilizado na atualidade como porta de entrada para a maioria das universidades públicas do país. Tal sistema recolhe dados daqueles que fizeram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e se inscreveram nele, criando um ranking diário, enquanto duram as inscrições, no qual o candidato pode em um dia estar dentro do quantitativo de vagas para a carreira desejada na universidade escolhida e no outro, já não estar mais. A proposta da pesquisa foi realizar uma leitura na Teoria Ator-Rede, considerando um conceito fundamental nela que é o de Ator (ou actante), isto é, tudo aquilo que age, que deixa rastros, que faz fazer algo. Seria o SISU um ator no processo da escolha da profissão? No encontro com este campo, inúmeras narrativas se mostraram a partir das afetações dos candidatos com o ranking promovido pelo SISU, tais como: medo de não conseguir entrar na vaga, ansiedade gerada pela mudança do ranking, estratégias de entrada na universidade, escolha motivada pela nota tirada no ENEM, dentre outras. Algumas reflexões foram proporcionadas ao acompanhar os movimentos promovidos por tal processo. Uma delas foi pensar a escolha profissional como um fenômeno de campo, considerando as ideias trazidas por Kurt Lewin em sua Teoria de Campo, uma das bases teóricas da Gestalt-Terapia, abordagem que também permeou essa pesquisa. A partir destas questões, refletiu-se sobre o papel das orientações profissionais na atualidade, uma vez que as escolhas se dinamizam dentro deste processo seletivo atual. Finalmente, este trabalho também proporcionou outros desdobramentos, tais como: conhecer os dados sobre a realidade dos alunos das instituições federais do Brasil ao encontrar e analisar a IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras, que traz informações fundamentais de serem divulgadas; realizar uma discussão sobre a pesquisa com redes sociais na atualidade, envolvendo a questão ética; e refletir sobre uma pesquisa científica que propõe uma metodologia dos afetos, mantendo seu rigor
  • This study seeks the professional choice moment along SISU s (Unified Selection System) contest. In this context, four contests between 2017 and 2018 were observed. SISU is the main way used to get into several public universities in Brazil. In SISU s method, grades obtained in ENEM (National High School Examination) by the students are gathered and then generates a diary ranking up to a deadline. Because of fluctuating ranking, the candidate may be in the group of its professional choice in the university desired at that day, but this position is not guaranteed for the next day. Thus, the purpose of the present study is making a lecture on Actor Network Theory (ANT) basis, considering an actor is something that acts, leaves a trace, do something. In this conception, would SISU be an actor along the professional choice? Within this field, many stories have appeared as a consequence of a bunch of feelings in candidates caused by the ranking promoted by SISU: fear of not being able to get into the available group, anxiety because of a ranking change, strategies to get into the university desired, choices motivated by the grades obtained in ENEM, eticetera. Some reflections were developed along the accompanying movement in such process. One reflection was about thinking of professional choice as a field phenomenum, in terms of Kurt Lewin s Field Theory one of Gestalt-Therapy theoretical foundation which approach also permeated in this study. Looking at those issues, a professional orientation play role in which terms facing this dynamic process of choice nowadays? Finally, the present study also performed: an analysis about Brazilians students reality in the federal public universities, which data were acquired from the work named IV Pesquisa do Perfil Socioeconomico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras ; discussion about to researches with social network, on a ethic basis; and a reflection about scientific research, which proposes a so called an affected method, but keeping its rigor

data de publicação

  • 2019-01-01