A ética psicanalítica na escuta de adolescentes em instituições Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • Based on the questions posed by adolescent clinical, more specifically in public devices aimed at young people at risk of social and / or conflict with the law, this versa dissertation on the importance of making the psychoanalyst in the institution, since it is only the listen teens who opens the possibility of them taking responsibility for their own destiny. Contrary to universalizing proposals which seek adaptation, training, education, proposes to operate a wiretap order to verify that the symptom is responding, that joy comes delimit the symptom. Defined as a "real coup" that leaves the subject without words in psychoanalysis adolescence represents a logical step in the articulation of the subject structure, marked by the encounter with sex and with the lack in the Other. Through the reporting of clinical fragments served by us in the above institutions and the study of two cases of adolescents attended by Freud - Dora and the young homosexual - it was found that at puberty the subject is always involved in the actualization of the oedipal drama and the difficulties of adolescence are proportional to the ferocity of the superego, formed from the merger of the parents is through identification with them in childhood. We stress the importance of social Other, which should provide the young the desire to live, support and protection, at a time when the conditions of their development compel to loosen ties with his parents' home and family
  • Partindo das questões colocadas pela clínica com adolescentes, mais especificamente em dispositivos públicos destinados a jovens em situação de risco social e/ou conflito com a lei, a presente dissertação versa sobre a importância do fazer do psicanalista na instituição, uma vez que é somente ao escutar os adolescentes que se abre a possibilidade deles próprios se responsabilizarem pelo seu destino. Na contramão de propostas universalizantes, que visam adaptação, adestramento, educação, propõe-se operar uma escuta a fim de verificar a que o sintoma está respondendo, que gozo o sintoma vem delimitar. Definida como um golpe de real que deixa o sujeito sem palavras, em psicanálise a adolescência corresponde a uma etapa lógica de articulação do sujeito na estrutura, marcada pelo encontro com o sexo e com a falta no Outro. Através do relato de fragmentos clínicos atendidos por nós nas instituições supracitadas e do estudo dos dois casos de adolescentes atendidos por Freud Dora e a jovem homossexual verificou-se que na puberdade o sujeito está sempre às voltas com a reatualização do drama edípico e que as dificuldades da adolescência são proporcionais à ferocidade do supereu, formado a partir da incorporação dos pais que se dá através da identificação com eles na infância. Ressalta-se a importância do Outro social, que deve fornecer ao jovem o desejo de viver, apoio e amparo, num momento em que as condições de seu desenvolvimento o compelem a afrouxar os vínculos com a casa dos pais e a família

data de publicação

  • 2014-01-01