Proposta de um Jogo Didático para a Consolidação de Conhecimento sobre as Externalidades de Fontes de Energia Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A mão de obra no setor nuclear está envelhecendo e se aposentando. O fluxo de saída de pessoal é maior que o de entrada, gerando uma diferença que pode comprometer a operação de algumas instalações num futuro bem próximo. Nesta cenário, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vem promovendo há alguns anos, debates e iniciativas que ajudem a minimizar esse impacto. Com o objetivo de apresentar o setor nuclear e despertar o interesse pela matéria, várias iniciativas são tomadas. Considerar as peculiaridades de fontes de energia, torna-se importante por traçar paralelos e esclarecer pontos específicos do assunto de maneiro que o indivíduo, após seu conhecimento, tenha condições de avaliar e criar uma visão mais realista sobre o tema, desmistificando e atualizando alguns conceitos sobre cada setor apresentado. Este trabalho apresenta algumas fontes que compõem a matriz energética brasileira, suas externalidades e as ferramentas de computação utilizadas na construção de um objeto de aprendizado voltado ao público infanto e juvenil. Desta forma se pretende atender ao pleito da AIEA em propagar conhecimentos de energia nuclear entre indivíduos ainda em formação, e que possa ainda cumprir a missão de derrubar mitos de maneiro responsável, e quem sabe despertar interesses naturais para o setor nuclear. Para isto, utiliza recursos de computação gráfica e realidade virtual na construção de um objeto de aprendizado que possa ser utilizado como ferramenta de educadores em sala de aula.

data de publicação

  • 2017-01-01