Esta pesquisa trata da inserção de artistas do Festival Folclórico de Parintins (cidade insular localizada no estado do Amazonas, região Norte do Brasil) no fazer alegórico das escolas de samba cariocas, buscando contextualizar o papel das alegorias nessas expressões culturais, que, especialmente a partir dos anos de 1990, têm um estabelecido um instigante diálogo artístico. As duas manifestações populares (escolas de samba e bois-bumbás de Parintins) têm em comum a utilização de grandiosas alegorias que contam parte da história narrada durante as apresentações. O trabalho, por meio de referenciais teóricos dos Estudos Culturais, aponta entrecruzamentos, processos artísticos e correspondências visuais a partir da utilização de materiais e tecnologias presentes em alegorias exibidas em ambas as manifestações culturais populares brasileiras. Investiga como se dá essa interação em técnicas de concepção, processo criativo e aspectos transculturais entre escolas de samba e bois de Parintins, por meio de dois estudos de caso (acompanhamento da construção de alegorias), realizados no barracão da escola de samba Unidos de Vila Isabel e no galpão de alegorias do boi-bumbá Caprichoso. Analisa transformações ocorridas nas escolas de samba e nos bois-bumbás provocadas por interinfluências multidirecionais, circulações de referências artísticas e entrecruzamentos de linguagens que se dão por meio de adaptações, negociações e tensões, tendo as alegorias como vetores de mudanças
This research deals with the insertion of artists from the Folklore Festival of Parintins (island city located in the state of Amazonas, North of Brazil) in the allegorical making of Rio samba schools, seeking to contextualize the role of allegories in these cultural expressions, which, especially from of the 1990s, have established an instigating artistic dialogue. Both popular manifestations (samba schools and bois-bumbás in Parintins) have in common the use of grandiose allegories that tell part of the story narrated during the performances. The work, through cultural studies theoretical references, points out intersections, artistic processes and visual correspondences from the use of materials and technologies present in allegories exhibited in both popular Brazilian cultural manifestations. It investigates how this interaction takes place in design techniques, creative process and transcultural aspects between samba schools and bumbás in Parintins, through two case studies (monitoring the construction of allegories), carried out in the samba school Unidos de Vila Isabel and in the allegories shed of the boi-bumbá Caprichoso. It analyzes changes in samba schools and bois-bumbás caused by multidirectional inter-influences, circulation of artistic references and intertwining of languages that occur through adaptations, negotiations and tensions, with allegories as vectors of change