O presente estudo pretende investigar o potencial formativo da literatura infantojuvenil no que concerne ao desenvolvimento das competências leitora e linguística de crianças e jovens. Buscar-se-á, num primeiro momento, perscrutar a relação entre língua e literatura, na gramática, em documentos curriculares oficiais e também como ela se apresenta em sala de aula. Num segundo momento, os pressupostos e as práticas do chamado letramento literário também serão examinados. Em seguida, tomando como corpus obras publicadas no Brasil em Língua Portuguesa, analisar-se-ão, basicamente, dois tipos de obras literárias infantojuvenis, reunidas por guardarem entre si similaridades formais, temáticas ou composicionais: os livros metalinguísticos – em verso ou prosa, com destaque para os alfabetários; e os livros intergenéricos. Um terceiro tipo, que congrega as duas características também será analisado, evidenciando-se entre eles os dicionários lúdicos. Entendendo-se a metalinguagem e a intergenericidade como duas das marcas da produção literária contemporânea destinada à infância e à juventude, parte-se do pressuposto, a ser comprovado, de que o(s) conjunto(s) de obras examinado(s) pode(m) contribuir de maneira indelével para a formação de leitores proficientes
This study aims to investigate the formative potential of children's and youth literature in the development of reading and linguistic competences in children and young people. We will seek, at first, to investigate the relationship between language and literature, in grammar, in official curriculum documents and also how it presents itself in the classroom. In a second step, the assumptions and practices of the so-called literary literacy will also be examined. Considering as corpus works published in Brazil in Portuguese language, basically two types of works will be analyzed, as they have formal, thematic or compositional similarities between them: metalinguistic books - in verse or prose, with emphasis on the alphabetical ones; and intergenerational books. In addition, a third type, which combines the two characteristics, will also be analyzed, highlighting the playful dictionaries. Taking metalanguage and intergenericity as two of the marks of contemporary literary production aimed at children and young people, it is assumed, to be proven, that the set of works examined can contribute, indelibly, to the training of proficient readers