Este trabalho é o exame de duas narrativas do brasileiro Pedro Bandeira (1942): Anjo da Morte (1988) e Pântano de Sangue (1987), cuja diegese, como se pretende demonstrar nos capítulos a elas correspondentes, emprega a fórmula do romance policial ao mesmo tempo que se serve dos três elementos precípuos do Gótico literário: o locus horribilis, o fantasma do passado histórico e o monstro. Em Anjo da Morte tais componentes configurariam o Gótico no Brasil, formado por elementos estrangeiros situados no Brasil ou em outro país por escolha de um autor brasileiro, ao passo que em Pântano de Sangue evidenciariam um Gótico brasileiro, caracterizado pela ocorrência de elementos deste gênero com cores autóctones. O objetivo principal é o de investigar o modo como as duas aventuras de Pedro Bandeira se inserem na tradição da narrativa policial, gênero em que as personagens são extremamente racionais, e o modo como empregam os referidos ingredientes do Gótico. Este mantém o medo como o ponto de contato em comum mais visível com o gênero policial. No caso específico de Pedro Bandeira, certos tipos de obscuridade, como torres, passagens secretas e prisões, guarnecem o locus horribilis, o passado histórico que assombra o presente e o monstro, marcados, nas produções literárias aqui examinadas, pelo fantástico-estranho, e não pelo fantástico-maravilhoso.
This work examines two narratives by Brazilian author Pedro Brandeira (1942): Anjo da Morte [Angel of Death] (1988) and Pântano de Sangue [Swamp of Blood] (1987), whose plots, as it is intended to be demonstrated in the corresponding chapters, employ the formula of thedetective novel, while at the same time makes use of the three pre-eminent elements of literary Gothic: the locus horribilis, the ghost of the historical past and the monster. In Anjo da Morte such components would configure Gothic in Brazil, formed by foreign elements located in Brazil or in another country by choice of a Brazilian author, whereas Pântano de Sangue would evidence the occurrence of Brazilian Gothic, characterized by the presence of elements of this genre in a local setting. The main objective is to investigate the way in which the two adventures of Pedro Bandeira are inserted in the tradition of the detective novel, in which the characters are extremely rational, and the way in which they use the mentioned ingredients of the Gothic, that have fear as the common point of contact most visible to the detective genre. In the specific case of Pedro Bandeira, certain types of obscurity, such as towers, secret passages and prisons, lodge the locus horribilis, the historical past that haunts the present and the monster, marked in the literary productions examined here, by the uncanny, not by the wanderful.