O gênero entre a tecnofobia e a tecnofilia: perspectivas teóricas e históricas. Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • A proposta da pesquisa é trazer uma perspectiva histórica e teórica sobre os estudos da relação entre gênero e tecnologia. Para isso, introduz-se o tema a partir do diálogo entre a Teoria Ator-rede (ANT) (CALLON e LATOUR, 2015; LATOUR, 2012) e a Genealogia do gênero (BUTLER, 2013), de maneira a traçar seus pontos de convergência, complementariedade e conflito. Com a primeira, torna-se possível pensar o funcionamento da lei heteronormativa e suas falhas a patir de uma perspectiva em rede formada por associações entre humanos e não-humanos. Com a segunda abordagem, é possível voltar a ANT contra si mesma a partir da noção de pessoa generificada. No capítulo seguinte, traça-se uma abordagem mais histórica, destacando-se as posturas políticas e teóricas dos movimentos feministas (Liberal e Radical) em relação à questão da ciência e da tecnologia. Nesse capítulo, também faz-se um apanhado geral das principais alternativas à perspectiva do Determinismo Tecnológico, que são as abordagens construtivistas e interacionistas da década de 1980 (Construção Social de Fatos e Artefatos (SCOT), a Metáfora dos Sistemas e, novamente, a Teoria Ator-Rede). No capítulo final, abordam-se as limitações que os chamados Feminist Technological Studies (FTS) tiveram para desenvolver métodos analíticos efetivamente simétricos para se pensar a co-produção dialética entre gênero e tecnologia. Esses problemas metodológicos serão superados a partir da abordagem ciberfeminista do ciborgue (HARAWAY, 2009). Contudo, apesar dos avanços analíticos, essa interpretação possui limitações internas para se pensar uma política de mudanças radicais. Ao partir de uma perspectiva prostética, ela não consegue superar efetivamente a lógica identitária. Por fim, será traçada uma postura política a partir da ideia de microfísica (FOUCAULT, 2012) do gênero, na qual a lógica identitária é superada a partir dos conceitos de rizoma, multiplicidade, agenciamentos e linhas de fuga (DELEUZE, 2013; DELEUZE e GUATTARI, 2011).
  • The research proposal is to bring a historical and theoretical perspective on the studies of the relationship between gender and technology. To this end, the theme is introduced from the dialogue between the actor-network theory (ANT) (CALLON and LATOUR, 2015; LATOUR, 2012) and the Genealogy of the gender (BUTLER, 2013), in order to draw their point of convergence, complementarity and conflict. With the first, it becomes possible to think about the functioning of heteronormative law and its failures from a networked perspective formed by associations between humans and nonhumans. With the second approach, it is possible to turn ANT against itself from the notion of generalized person. In the following chapter, a more historical approach is outlined, highlighting the political and theoretical positions of feminist movements (Liberal and Radical) in relation to the issue of science and technology. This chapter also shows a general overview of the main alternatives to the perspective of Technological Determinism, which are the constructivist and interactionist approaches of the 1980s (Social Construction of Facts and Artifacts (SCOT), the Systems Metaphor and, again, the Actor-Network Theory). The final chapter discusses the limitations that the so-called Feminist Technological Studies (FTS) have had to develop analytical methods that are effectively symmetrical to think about the dialectical co-production between gender and technology. These methodological problems will be overcome by the cyberfeminist approach of the cyborg (HARAWAY, 2009). However, in spite of the analytical advances, this interpretation has internal limitations to think a policy of radical changes. Once from a prosthetic perspective, it can not effectively overcome the logic of identity. Finally, a political stance will be drawn from the idea of microphysics (FOUCAULT, 2012) of gender, in which the identity logic is overcome by the concepts of rhizome, multiplicity and assemblages (DELEUZE, 2013; GUATTARI, 2011).

data de publicação

  • 2017-01-01