Esse trabalho se enquadra no grande campo da psicologia social através das teorias das representações sociais e identidade social e também da sociologia com as teorias do campo, do habitus e dos capitais de Pierre Bourdieu. O objetivo desse estudo é averiguar de que maneira um grupo com poucos capitais (estudantes de escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro) se compara com um grupo posicionado de maneira superior (estudantes da Universidade de São Paulo), de maneira igual (estudantes de escola pública) e de maneira inferior (moradores de rua) e com isso constituem a sua identidade social. A teoria das representações sociais de Serge Moscovici e suas abordagens estrutural e societal e a forma como conversam com a teoria da identidade social, formulada por Henri Tajfel, são as bases teóricas desse trabalho. As teorias de Pierre Bourdieu supracitadas são inseridas para compreender as posições que esses grupos ocupam na estratificação social, bem como a forma que essas posições interferem no pensamento social. Como método desse estudo foram aplicados três questionários em 124 estudantes, que contavam com questões de evocação livre e itens de Likert sobre os três grupos alvos de comparação. Os itens de Likert visavam observar quais modalidades de comparação são utilizadas (comparações por capacidade, por cumprimento de normas sociais, por essência e por hostilidade percebida). Para a análise das questões de evocação livre foi utilizada a análise prototípica, ou análise das quatro casas, que visa determinar quais elementos são candidatos ao núcleo central e ao sistema periférico de cada representação. Para os itens de Likert foram utilizados a análise de variância e o teste t-student de amostras independentes, com vistas a comparar as médias das respostas relativas à cada um dos grupos. Como resultados, observa-se que as representações dos estudantes de escola pública sobre os três grupos, tendem a apresentar uma homologia com as posições ocupadas por cada um na estratificação social, já que elementos positivos tendem aparecer com maior frequência na representação de estudantes da USP do que na de estudantes de escola pública ou de moradores de rua. As questões sobre as modalidades de comparação demonstraram que a comparação social não acontece da mesma forma entre os grupos, de modo que os moradores de rua são depreciados por não seguirem normas sociais básicas, como de higiene e de trabalho, os estudantes de escola pública são depreciados por serem bagunceiros e preguiçosos por essência e os estudantes da USP são apreciados por uma essência disciplinada e depreciados por representarem uma possibilidade de agressão pelo fato de se sentirem superiores a outros estudantes. Como conclusão se observa uma tendência dos estudantes de escola pública a se autovalorizam frente aos outros dois grupos e a não se pensarem como menos capazes que os estudantes da USP, apenas como mais indisciplinados, demonstrando que apesar de suas representações refletirem as posições sociais, eles se depreciam apenas em algumas modalidades frente aos estudantes da USP. Também fica claro que as formas de comparação se alteram dependendo do grupo alvo de comparação
This work fits into the great field of social psychology through the theories of social representations and social identity and also of sociology with Pierre Bourdieu's theories of the field, habitus, and capitals. The purpose of this study is to investigate how a group with low amount capital (students from state public schools in Rio de Janeiro) compares with a group that is ranked higher (students of the University of São Paulo) and in an inferior position (homeless people) and with that they constitute their social identity. The theory of social representations of Serge Moscovici and its structural and societal approaches and the way they connects to the theory of social identity, formulated by Henri Tajfel, are the theoretical bases of this work. The aforementioned theories of Pierre Bourdieu are used to understand the positions that these groups occupy in social stratification, as well as the way these positions interfere in social thought. As a method of this study, three questionnaires were applied to 124 students, who had questions about Free World Evocations and Likert items about the three target groups. Likert's items aimed to observe which modalities of comparison are used (comparisons by capacity, by compliance with social norms, by essence and by perceived hostility). For the analysis of the questions of Free World Evocations were used the Prototypic analysis, or analysis of the four houses, which aims to determine which elements are candidates for the central core and the peripheral system of each representation. For Likert items, were used the analysis of variance and the t-student test of independent samples, in order to compare the means of the responses related to each of the groups. As results, it is observed that the representations of public school students about the three groups tend to present a homology with the positions occupied by each one in the social stratification, since positive elements tend to appear more frequently in the representation of USP students than in public school students or homeless people. The questions on the modalities of comparison have shown that social comparison does not occur equally between groups, so that homeless people are depreciated for not following basic social norms such as hygiene and work, public school students are deprecated for being lazy in essence, and USP students are appreciated for a disciplined essence and depreciated because they represent a possibility of aggression because they feel superior to other students. As a conclusion, there is a tendency of public school students to value themselves against the other two groups and not to think of themselves as less capable than USP students, only as more undisciplined, demonstrating that although their representations reflect social positions, they depreciate themselves only in some modalities in comparison to USP students. It is also clear that the comparison forms change depending on the target group of comparison