A pesquisa tem por objetivo pensar uma possível oscilação que caracterizaria a obra poética de Ferreira Gullar, no que se refere à aproximação e ao distanciamento das categorias da poesia moderna. O estudo dos diálogos com a vanguarda artística, enquanto exploração dos poderes da linguagem desviada de seu uso trivial, constitui o caminho para pensarmos a seguinte questão: ainda que o perfil multifacetado de Gullar o insira na categoria dos artistas modernos, acostumados ao trânsito entre os diversos tipos de arte, que ele tenha participado de um dos principais movimentos da vanguarda brasileira, o Concretismo, e tenha criado o Neoconcretismo, ao optar pela comunicação, estaria ele se afastando da tradição da poesia moderna?
The researcher s purpose is to think a possible oscillation that characterizes Ferreira Gullar s poetic work regarding the approximation and the distance of the modern poetry categories. The study of Gullar s dialogues with the artistic vanguard assumed as the exploration of the powers of the language diverted from its own ordinary use, leads to the following question: even so Gullar s multifaceted profile places him in the category of modern artists, used to move through several kinds of art, that he took part in one of the most important movements of the Brazilian vanguard, the Concrete poetry, and created Neoconcrete poetry, when choosing for the communication, would he be going away from the tradition of modern poetry?