Este trabalho apresenta uma forma. sistemática para a obtenção das equações do movimento de atitude de uma classe particularmente importante de veiculas espaciais: aqueles compostos por equações do movimento do tipo híbrido. Um software empregando o manipulador simbólico Reduce é desenvolvido para obter-se em alguns casos, estas equações. Com o auxilio deste software, o conjunto de equações não linearizadas do movimento da fase transitória de abertura e o conjunto de equações linearizadas da fase posterior, incluindo a flexibilidade dos painéis, 'é obtido para um satélite utilizado como exemplo. Para este satélite, a fase transitória é analisa da observando-se as mudanças na diádica de inércia ao longo do tempo e no movimento de atitude induzido pelo desdobramento dos painéis solares. Para este caso, o impacto entre o corpo central rígido e cada um dos painéis é induzido. O conjunto de equações linearizadas do movimento é utilizado para a implementação de um esquema de controle empregando a técnica. Eigenstructure Assignrent, o qual visa estabilizar o movimento de atitude e proporcionar o amortecimento das vibrações elásticas.
This work presents a systematic way to derive the equations of attitude motion for a particularly important class of sp,acecrafts: those composed by a central rigid body containing reaction wheels, also assumed to be rigid, and extendable solar arrays, which are considered flexible only after the deployment phase. Lagrangian formulation is used simultaneously with the Assumed .Modes !vfethod, to avoid an hybrid set oi equatíons of motion. A software employing the symbolic manipulator Reduce is developed to obtain, in some cases, these equations. With this software, the non-linear set of equations for the transient deployment phase and the linearized set of equations for the next phase, including panels flexibility, is derived for a satellite used as an example. For this · satellite, the transient phase is analysed observing the dyadic changes along the time and the attitude motion induced by the panels deployment. In this case, the impact between the central body and each panel is introduced. For the linearized set of equations of motion, a control design, employing the Eígenstructure Assígnment technique is implemented, stabilizing the attitude motion and dumping the elasti~ vibrations.