STRANGE AEONS IN DARK ROOMS: A Mitologia de Lovecraft na Cultura Contemporânea e suas apropriações cinematográficas Documento uri icon

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  • doctoral thesis

abstrato

  • Esse trabalho procura fazer um mapeamento das criações de H. P. Lovecraft na cultura contemporânea, dando maior ênfase a suas apropriações cinematográficas. Para isso, é necessário uma compreensão maior da obra do escritor e do conceito filosófico do Pessimismo Cósmico que perpassa todas suas histórias. Dessa forma, uma breve biografia e uma procura por compreender alguns elementos básicos de seus contos se faz necessário para conseguir perceber de forma mais minuciosa sua marcante presença em diversos outros meios na atualidade. Algumas inspirações essenciais para o desenvolvimento dos contos do autor tornam-se relevantes para essa pesquisa e assim, ganham um espaço para serem melhor trabalhadas, como Edgar Allan Poe e o filme Berkeley Square (1933). Em seguida, partimos para uma análise de alguns elementos marcantes da mitologia lovecraftiana em nossa cultura tanto em âmbitos mais acadêmicos quanto em mais populares. Assim, chegando ao cinema, propomos uma investigação do Pessimismo Cósmico em alguns filmes, enquanto mapeamos variadas obras que possuem alguma relação com o universo do escritor. Sabendo que possuía uma forte carga racista em sua escrita, procuramos problematizar esse aspecto sem desculpar ou redimir os inúmeros equívocos de seu pensamento. Em um último momento, propomos uma articulação de algumas propostas teóricas com a pespectiva filosófica cósmica e pós-humana encontrada nas obras lovecraftianas. A apropriação de Lovecraft acaba se mostrando não só massiva, como revelando curiosos paradoxos ao longo da pesquisa
  • This work seeks to map H. P. Lovecraft 's creations in contemporary culture, giving a bigger emphasis to his cinematographic appropriations. For this, it is necessary a greater understanding of the writer's work and of the philosophical concept of the Cosmic Pessimism that pervades all his stories. In this way, a brief biography and a search to understand some basic elements of his stories is necessary to be able to perceive in a more detailed form his strong presence in several other mediums nowadays. Some essential inspirations for the development of the author's short stories become relevant to this research and thus gain a space for better development, such as Edgar Allan Poe and the film Berkeley Square (1933). Then, we start with an analysis of some remarkable elements of Lovecraftian mythology in our culture in both more academic and more popular spheres. In this way, arriving at cinema, we propose an investigation of Cosmic Pessimism in some films, while mapping various works that have some relation with the universe of the writer. Knowing that he had a strong racist burden on his writing, we sought to problematize this aspect without excusing or redeeming the many problems of his thinking. In a last moment, we propose an articulation of some theoretical proposals with the cosmic and post-human philosophical perspective found in the lovecraftian works. The appropriation of Lovecraft ends up proving not only massive, but revealing curious paradoxes throughout the research

data de publicação

  • 2019-01-01