O objetivo desta dissertação é refletir sobre o processo de produção e veiculação de uma peça publicitária de animação que trata, como uma fábula, o problema da descriminalização das drogas. O curta de animação em foco aqui é Guerra ao Drugo, realizado pela agência AlmapBBDO e pela ONG Global Commission on Drug Policy, em 2014. Para esta pesquisa, servi-me de três estratégias: a primeira foi estudar a organização discursiva que a animação desenvolve; a segunda emerge da construção fabular da narrativa; e a terceira trata da mídia escolhida para veicular o curta-metragem de animação – o YouTube. Tendo como base as estratégias acima, abordo inicialmente a materialização das táticas de criminalização e de descriminalização das drogas nos meios midiáticos. Em seguida, pesquiso a técnica e os processos utilizados na produção da peça, desconstruindo a campanha publicitária, cena a cena, para uma avaliação das escolhas expressivas, bem como o uso estratégico da fábula na construção da narrativa do filme. E, finalmente, procuro possíveis motivos para a veiculação unimidiática na plataforma de vídeos da web YouTube do curta a favor da liberação das drogas Guerra ao Drugo.
The purpose of this dissertation is to reflect on the process of production and placement of an animated piece of advertising that treats, as a fable, the problem of drug decriminalization. The animation short in focus here is War on Drugs, conducted by the agency AlmapBBDO and the NGO Global Commission on Drug Policy, in 2014. For this research, I used three strategies: the first was to study the discursive organization that animation develops ; the second emerges from the fabular construction of the narrative; and the third deals with the media chosen to deliver the animated short film - YouTube. Based on the above strategies, I initially approach the materialization of the tactics of criminalization and the decriminalization of drugs in the media. Next, I search the technique and processes used in the production of the piece, deconstructing the advertising campaign, scene the scene, for an evaluation of the expressive choices, as well as the strategic use of the fable in the construction of the narrative of the film. And finally, I look for possible motives for the unimportant placement on YouTube's web video platform of the short film in favor of drug release War on Drugo.