Encarnado: Corpo Político na Fotografia Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • doctoral thesis

abstrato

  • Este estudo discute potência política das imagens do corpo a partir da fotografia praticada, sobretudo, no Brasil e em países latino-americanos. Preocupa-se com a expressividade das performances corporais invisibilizadas ou censuradas pelas políticas de repressão e controle. E, por esse motivo, presta-se a analisar documentos históricos, midiáticos e artísticos nos quais o corpo é elemento central, problematizando a linguagem fotográfica e os gestos que dela derivam. O conceito de imagem-corpo é situado como um dispositivo capaz de atualizar discussões teóricas e históricas, já que funda na superfície fotossensível a experiência de memória. A partir desse raciocínio, situamos trabalhos artísticos contemporâneos que, no nosso entendimento, valem-se da fotografia performada para iluminar agenciamentos políticos. Apoiados em um recorte histórico não cronológico, a fotografia é pensada em diálogo com o neoliberalismo, o colonialismo, o racismo e o patriarcado e demais assuntos tangentes à construção da imagem do civilizado, supostamente homem, branco e heterossexual. Temos por tese que a fotografia do corpo é um dispositivo para a elaboração da política, capaz de antecipar ou atualizar discursos. O que proporciona um ambiente fértil para a elaboração de prática e reflexões sobre as identidades hegemônicas e também as diaspóricas, imagens que modificam constantemente os nossos gestos cotidianos e nossa maneira de ler as alteridades
  • This study considers the political power of images of the body from photography practiced mostly in Brazil and other Latin American countries. It focuses on the expressiveness of performances of the body that have been made invisible or censored by repressive and controlling policies. Thus, the analysis utilises historical documents, media and artistic materials that have the body as it central theme, questioning the photographic language and the gestures from which it is derived. The concept of body image is established as a means to inform theoretical and historical discussions, since it is set in the photosensitive surface of the experience of memory. Following this reasoning, this paper focuses on contemporary artistic work that, in the understanding of the writers, uses the performed photography to enlighten political agendas. Based on a non-chronological historical extract, photography is investigated through a dialogue with neoliberalism, colonialism, racism and patriarchy, and other tangential subjects to the construction of the image of the civilised individual, supposedly male, white and heterosexual. The thesis is that the photography of the body is an instrument for political influence, able to anticipate or inform political discourse. This creates a fertile environment to practice and reflect about hegemonic as well as diasporic identities, images that continuously modify our day to day actions and the way we read alterity

data de publicação

  • 2019-01-01