Essa pesquisa mapeou práticas narrativas, criativas e colaborativas possíveis com uso da cultura digital a partir da relação dos fãs com os produtos de entretenimento midiático, tomando como base o estudo de caso do universo das fanfictions brasileiras. A base teórica foi formada por conceitos de cultura do fã (JENKINS, 2006; JAMISON, 2017), cultura participativa (SHIRKY, 2011), teorias literárias (KRISTEVA, 2005; ECO, 1989; MCKENZIE, 2004), e as categorias de habilidades cognitivas de Regis (2008), tendo como paradigma a cognição atuada (VARELA, THOMPSON, ROSCH, 1993). A metodologia foi inspirada na etnografia virtual (RECUERO, 2016) e utilizou-se de questionários e entrevistas para delimitar o grupo de fãs e fanfics estudados, assim como gerar dados para análise. Observou-se que a prática da fanfic é dialógica, criativa e intertextual por natureza e engloba práticas de revisão e pesquisa
This research mapped narrative, creative and colaborative practices possible in the context of digital culture, from the perspective of fan relationship with products of entertainment media, specifically those in the Brazilian fanfiction universe. The theoretical basis was composed by concepts of fan culture (JENKINS, 2006; JAMISON, 2017), participatory culture (SHIRKY, 2011), literary theories (KRISTEVA, 2005; ECO, 1989; MCKENZIE, 2004), as well as the categories of cognitive abilities by Regis (2008), and the perspective from acted cognition (VARELA, THOMPSON, ROSCH, 1993). The metodology was inspired in virtual etnography (RECUERO, 2016), using questionaires and interviews to determine the fans and fanfics to be studied, as well as generate data for analisis. It was observed that fanfic is inherently dialogical, creative and intertextual, and includes practices of revision and research