Tendo em vista que esta dissertação busca identificar e refletir sobre as formas de inserção de recursos tecnológicos no desenvolvimento projetual e no ensino de projeto em design de interiores e arquitetura torna-se necessário, em primeira instância, compreender a evolução da metodologia do ensino de projeto nessas áreas. Assim, será apresentada uma fundamentação teórica sobre a Projetação Arquitetônica, descrevendo os principais conceitos sobre o assunto, a evolução dos meios de representação e a discussão sobre o método tradicional de projetação. O uso do computador, através de programas específicos, permite um novo método de criação em Design e Arquitetura, atribuindo novos significados ao projeto. A fim de realizar uma reflexão ampliando a discussão sobre este tema, busca-se estabelecer relações entre o desenho tradicional, feito à mão, e o desenho produzido com o auxílio do computador, bem como a contribuição da computação gráfica no ensino de projeto, indicando possíveis mudanças e caminhos a serem seguidos e a contribuição dos avanços tecnológicos para a concepção do projeto tanto no desenvolvimento quanto no ensino, sendo descritos alguns trabalhos desenvolvidos na área buscando analisar o processo do projeto para que seja possível compreendê-lo. Assim, este trabalho apresenta um estudo referente aos AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e outro específico sobre o AVA-DI (Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Design de Interiores), tendo em vista que esta dissertação tem o objetivo de desenvolver o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para o ensino/aprendizagem de Design de Interiores, dando suporte presencial e à distância ao ensino de projeto de design e arquitetônico.