A presente dissertação aborda os diversos aspectos pertinentes à crítica cultural empreendida por Friedrich Nietzsche especificamente em suas obras de juventude, produzidas entre 1871 e 1876. Objetiva investigar os fundamentos da problemática cultural segundo o pensamento nietzscheano e identificar a concepção de cultura defendida pelo filósofo. Neste intuito, são utilizados como pontos de apoio os contextos (histórico, social, cultural) em que se insere a filosofia do jovem Nietzsche, além das principais referências e elementos influentes na construção de sua obra. O trabalho parte da análise dos textos produzidos pelo filósofo no período em questão, considerando observações e textos de comentadores, procurando acompanhar o percurso do pensamento extemporâneo de Nietzsche, compreender sua forma e seu conteúdo. Através da interpretação da ideia de extemporaneidade, em relação com a noção de criação, a dissertação empenha-se na apreensão de um projeto: elucidar os sentidos de cultura estabelecidos e os possivelmente indicados por Nietzsche, bem como seus desdobramentos e implicações no âmbito da formação.
The present dissertation broaches the different aspects of the cultural critical made by Friedrich Nietzsche, specifically in early works written between 1871 and 1876. It aims to investigate the foundations of cultural problems according to Nietzsche s thought and to identify the conception of culture defended by the philosopher, using as supports the contexts (historical, social, cultural) of his first works, the mainly references and elements that influenced the construction of his philosophy. This work begins from the analysis of the texts written by the philosopher in the refered period, considering auxiliary texts from comentators, in order to follow the course of Nietzsche s unfashionable thought . Through the interpretation of the drift of this unfashionableness , related to the notion of creation, this dissertation intends to comprehend Nietzsche s project: elucidate the senses of culture established and possibly indicated by him, as their implications and consequences for education s scope.