Esta dissertação investigou o pensamento social que jovens universitários, cotistas e não cotistas, têm sobre as reservas de vagas ou cotas na universidade e justiça. O referencial teórico envolve a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici (1961) e sua teoria complementar, a Teoria do Núcleo Central de Abric (1994). Entre os objetivos está a busca por uma explicação da frequente rejeição das cotas raciais por parte dos universitários constada na literatura (NEVES, LIMA, 2007; NAIFF et al., 2009). O método abarca um questionário que contém evocações livres com termos indutores Justiça e Cotas , questões fechadas e itens de likert. A análise dos dados das evocações é a análise prototípica (VERGÈS, 1994), além da contabilização das frequências referentes às respostas das questões fechadas e teste t-student para os itens de Likert. Os resultados mostram que algumas ideias são comuns a cotistas e não cotistas, como o conceito de igualdade que surge em ambos os grupos associado à Justiça e Cotas. Além disso, os universitários compartilham os conceitos de leis e direito atrelados à Justiça e o conceito de oportunidade ligado às Cotas. Os resultados relativos às cotas raciais e sociais nas Universidades mostram que quanto às cotas destinadas a negros, índios e estudantes de escola pública levando em conta a renda, ambos são favoráveis; já a diferença entre os grupos está no fato dos não cotistas serem contrários às cotas destinadas a negros, índios e estudantes de escola pública sem levar em conta a renda, enquanto os cotistas são favoráveis às cotas para índios e estudantes de escola pública com ou sem renda, apesar de concordarem com os não cotistas que cotas para negros só são aceitáveis com a ponderação da renda. Entre as principais contribuições da pesquisa sem dúvida está o resultado geral relativo ao pensamento social de cotistas e não cotistas que não foi tão polarizado quanto se esperava, já que abarcou muitas ideias semelhantes entre os dois grupos. Outro ponto é que os universitários, em geral, não foram tão desfavoráveis às cotas raciais quando estas ponderam a renda dos indivíduos, como presente outros em estudos (NAIFF et al., 2009; NEVES, LIMA, 2007; SILVA, SILVA, 2012)
This dissertation investigates the social thought that university students, quota student and non-quota student, have about openings or quotas and justice. The theoretical framework involves the Theory of Social Representations of Serge Moscovici (1961) and its sub theory, the Theory of the Central Core by Abric (1994). Among the purposes is the search of an explanation for the frequent rejection of racial quotas by university students indicated in the literature (NEVES, LIMA, 2007; Naiff et al., 2009). The method includes a questionnaire that contains free evocation with inductors terms "Justice" and "quotas", closed questions and Likert items. Data analysis of evocations is the prototypical analysis (VERGÈS, 1994), as well as accounting of frequencies related to the responses of closed questions and t-student test for Likert items. The results show that some ideas are common to quota student and non-quota student, as the concept of equality that arises in both groups associated to Justice and Quotas. In addition, the university students share the concepts of laws and rights linked to justice and the concept of opportunity linked to quotas. The results related to the social and racial quotas in universities show that the quotas aimed at black people, Indians and public school students taking into account income, both are favorable; since the difference between the two groups lies in the fact of non-quota students were contrary to quotas aimed at black people, Indians and public school students regardless of their income, while the quota students are supportive of quotas for Indians and public school students with or without income, despite agreeing with the scholarship students that quotas for black people are only acceptable with the weighting of income. Among the main contributions of the research is no doubt the overall result for the social thought of quota students and non-quota students which was not as polarized as expected, since it comprehended many similar ideas between the groups. Another point is that the university students, in general, were not as unfavorable to racial quotas when they ponder the income of individuals, as shown in other studies (NAIFF et al., 2009; NEVES, LIMA, 2007; SILVA, SILVA, 2012)