Entre os Fios de Penélope: uma cartografia das linhas de força que se desenham no cotidiano escolar. Documento uri icon

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  • doctoral thesis

abstrato

  • A presente pesquisa tem por objetivo analisar os processos de subjetivação presentes na escola, a partir da articulação entre as tecnologias de governo no campo da educação básica, os processos contemporâneos de produção de subjetividades e as práticas cotidianas produzidas no encontro destas subjetividades. Para tanto, o espaço vivo da escola é tomado como objeto de análise, buscando perceber como se tem constituído as relações cotidianas, que vazios podem ser apreendidos em torno dos acontecimentos que ali se produzem e o que promovem os documentos referentes a estas mesmas práticas. Orientada por uma abordagem cartográfica, são postos em análise documentos e vivências que dão pistas de como as relações vêm se constituindo no espaço escolar. O diário de campo e os instrumentos institucionais que constituem a política de educação no Rio de Janeiro são utilizados como base para a apreensão das linhas de força que atravessam este contexto, em seus processos de captura, de individuação, mas também de recusas e reinvenções possíveis

data de publicação

  • 2016-01-01