Esta dissertação propõe olhar para as manifestações estéticas que possam existir na relação entre superfícies técnicas e conceitos políticos de feminilidade. A partir de Vilém Flusser em conjunto com um leque de autoras feministas estabelece-se o território inicial para tal proposição. O desenvolvimento se dá por um foco em meu processo artístico e nas obras / processos / recepções de quatro artistas; Anita Rocha da Silveira, Yasmin Thayná, Amalia Ulman e Aleta Valente. São utilizadas ferramentas propostas pelas teóricas culturais Rosalind Galt e Sianne Ngai. Em paralelo, os desdobramentos da pesquisa artística resultaram na criação da instalação it s been a really sad day
This dissertation aims to look at the aesthetic manifestations that may exist in the relationship between technical surfaces and political concepts of femininity. From Vilém Flusser together with a range of feminist authors the initial territory for such proposition is established. The development takes place through a focus on my artistic process and the works / processes / receptions of four artists: Anita Rocha da Silveira, Yasmin Thayná, Amalia Ulman and Aleta Valente. Tools proposed by cultural theorists Rosalind Galt and Sianne Ngai are used. Alongside, the unfolding of the artistic research results in the creation of the installation it s been a really sad day