A protagonista do presente trabalho, a Utopia, a arte do pensar-contra, foi apresentada e definida, nas sendas da Filosofia da Esperança de Ernst Bloch, como uma consciência antecipadora que não se conforma com o está-aí das coisas, com a realidade fática; e como um logos, linguagem-ação que cria furos no tempo saltando para-adiante, para o topos-outro. Negativa e Esperançosa, ela representa a verdade-de-fora: não é o irreal, pois existe. E a existência do topos de fora, o topos-outro, se justifica pelo fato de que a vida e o mundo não são sistemas fechados, porque seus horizontes estão em aberto: atravessados por possibilidades, ainda-não-são. Contra o que é estático, o que é fatal e fático, se posiciona o sonho utópico, abrindo espaços no fluxo do mesmo. Ao fazê-lo, cria duas frentes reciprocamente reais: o aqui-e-agora de quem sonha e o aqui-e-agora do sonho, o u-topos. Assim, tanto seu caráter de projeção ao porvir quanto, na sua base, o descontentamento com o atual, revelam seu comprometimento com o presente. Negando e afirmando a história, transformou-se em conteúdo e, sobretudo, forma, de Morus a Fourrier, de Marx a Orwell. E é por comprometer-se com o futuro, o presente e o passado, que, nos tempos sombrios do início do século XX, ela subverte a si mesma e faz vir ao mundo sua versão pessimista: a Distopia. Articulando e fazendo dialogarem as obras distópicas de Orwell, Aldous Huxley e Jerome K. Jerome com os pensamentos de Adorno, Marcuse, Horkheimer, Hannah Arendt, Karl Kraus e Walter Benjamin, tentamos encaminhar a pergunta originária da nossa pesquisa: é possível uma utopia pessimista? Será este pessimismo, ainda, uma Utopia?
The protagonist of this work, Utopia, the art of thinking-against, was introduced and defined, with Ernst Bloch's Philosophy of Hope, as an anticipatory consciousness that does not conform to the being-there of things in the world, to reality phatic; and as a logos, language-action that creates holes in the time, jumping ahead to the other-topos. Hopeful and negative, it represents truths that are beyond the empirical reality: it is not unrealistic, because it do exist. And the existence of out-topos, the other-topos, is justified by the fact that life and the world are not closed systems, because their horizons are open: crossed by possibilities, not-being-yet. Against that is static, which is fatal and factual, stands the utopian dream, opening up spaces in the flow of it. In doing so, creates two topoi in the reality: the here-and-now of the dreamer and the here-and-now of the dream, the u-topos. Thus, both his character of projection to the future and, at its base, the discontent with the actual, shows your commitment with the present. Denying and affirming the history, turned into content and, especially, into form, from Morus to Fourrier, from Marx to Orwell. And it is by committing to the future, present and past, that, in these dark days of the early twentieth century, it subverts itself and does come into the world their pessimistic version: the Dystopia. Linking and making dialoguing the dystopian works of Orwell, Aldous Huxley and Jerome K. Jerome with the thoughts of Adorno, Marcuse, Horkheimer, Hannah Arendt, Karl Kraus and Walter Benjamin, we tried to forward the original question of our research: It?s possible a pessimist utopia? This pessimism is an Utopia yet?