Vamos caminando: a política externa brasileira frente a Cuba (2003-2014) Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • During Lula da Silva s both terms as president and Dilma Rousseff first term, one can easily identify the instauration of an unprecedented dialogue between Brazil and Cuba, which brought concrete and unparalleled results to both countries in areas such as investment, credit, cooperation on biofuel, health, education, culture, agriculture and infrastructure. Both administrations celebrated intense articulation of political synergies and diverse cooperation programs with Cuba, through which Brazil expected to play a key role within market-oriented reforms and the transition process that has been taking place in Cuba since 2007, under Raúl Castro s command. This dissertation aims to analyze Lula and Dilma s historical and intense foreign policy towards the Caribbean island and it argues that it mainly derives from the consolidation of what Cervo (2009) calls Logistic State model , a set of ideas that reached the Executive power in Brazil during Lula s administration, finding a fertile ground between the autonomist stream within Itamaraty.
  • No período que compreende os dois mandatos de Lula da Silva e o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, constata-se a instauração de um diálogo sem precedentes entre Brasil e Cuba, trazendo resultados concretos e inéditos em áreas de investimento, crédito e cooperação em biocombustíveis, saúde, educação, cultura, agricultura e infraestrutura em ambos os países. Houve, sob o comando de ambos presidentes petistas, intensa articulação de sinergias políticas e programas de cooperação, por meio dos quais o Brasil buscou ocupar um papel central no processo de reforma enfrentado por Cuba desde 2007, sob o comando de Raúl Castro. Diante desse panorama, o objetivo desta dissertação é examinar a formação do interesse do Brasil em aproximar-se, cada vez mais enfaticamente e em graus inéditos, da ilha caribenha durante as administrações de Lula e Rousseff. Nossa proposta é examinar a hipótese de que o interesse brasileiro nessa aproximação histórica deriva principalmente da consolidação, na política externa do período, do que Cervo (2009) denomina paradigma do Estado logístico , conjunto de ideias implantadas no Executivo a partir do governo Lula e que, no Itamaraty, encontrou terreno fértil entre a corrente dos autonomistas.

data de publicação

  • 2017-01-01