Programa Cultura Viva: políticas culturais para a emancipação das classes populares Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A pesquisa investigou o Programa Cultura Viva, lançado pela gestão de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura do Brasil (2003-2006), segundo uma análise que se expressa nos sistemas de conexões políticas e econômicas. Para tanto, este recorte foi trabalhado tendo em perspectiva a centralidade dos intelectuais na formulação das políticas culturais brasileiras e a função dos fundos públicos na ativação das cadeias produtivas da cultura. Pretendeu-se assim, analisar como o modelo de gestão se estabelece quanto à participação plural na produção da cultura e na efetivação da democracia. As tensões constantes entre o desenvolvimento humano e a geração de renda, expressas na forma como a sociedade civil e o Estado brasileiro se interpelam nas configurações da produção cultural, surgem como norte para avaliarmos nosso objeto. Na tentativa de não parecer dicotômico, simples e simplificador, procuramos ponderar, a partir da categoria exclusão social, se essas medidas são de fato democráticas ou apenas compensatórias, a fim de avaliar politicamente as possibilidades de construção de políticas públicas de cultura para a emancipação das classes populares.
  • The research investigated the program Cultura Viva , launched by Gilberto Gil's conduct of Brazilian Culture Ministry (2003-2006), following an analysis which is expressed in political and economical connection links. This way, the study perspective took into consideration intellectuals centrality in establishing Brazilian cultural policies and also the role of public funds activating cultural productive networks. The intention was to examine how the manage model is set related to the plural participation in the cultural production and in the accomplishment of a democratic state. The permanent state of tension between human development and income production, expressed in the way how the civil society and the Brazilian State struggle in the cultural production configurations, emerge as guide in our object evaluation. Not intended to be dichotomist, simple or simplistic, we looked for the understanding based on the social exclusion category, if the measures used are really democratic ones or only compensational, in order to evaluate politically the possibilities to build cultural public policies aiming the emancipation of popular classes.

data de publicação

  • 2008-01-01