FORMAÇÕES (C)A/R/TOGRÁFICAS: experiência em processo na arte, na educação e na pesquisa para a formação de professores artistas Documento uri icon

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  • doctoral thesis

abstrato

  • A tese tem como objeto de estudo a questão da experiência da arte, da experiência em arte e da experiência com a arte na formação de professores apostando na sua força para o aprendizado significativo em processos de pesquisa, criação e docência no âmbito das licenciaturas em artes visuais. O desenvolvimento da investigação acontece por vias que se entrecruzam, a primeira mergulha no conceito de experiência e sua potência no contexto da arte e da educação. A segunda encontra caminhos possíveis entre as metodologias e abordagens contemporâneas de ensino para a formação docente em artes visuais, destacando aquelas que contemplam a experiência da arte a partir dos saberes e fazeres próprios das identidades do professor, do pesquisador e do artista. Para isso, lança-se um olhar para outras escutas e outras falas por meio de uma investigação em que professores, pesquisadores e artistas de diferentes localidades do Brasil compartilham seus panoramas formativos e de atuação construindo, com isso, a análise a partir de recorte nacional. Como quarta via deste processo, e em diálogo com as três primeiras, evidencia-se o registro (C)A/R/Tográfico que acompanha todo o trabalho, por meio de atravessamentos poéticos, refletindo sobre como tais percursos, conceitos, metodologias e práticas reverberam no processo desta tese por meio da composição de cartografias em formação. Além disso, desenvolve-se a análise de um processo de experiência a partir da pesquisa, da criação artística e reflexão pedagógica como parâmetro das discussões desenvolvidas para a formação docente no contexto específico de um curso de licenciatura em artes visuais de uma universidade pública brasileira. Dessa forma, exploram-se as dimensões da formação docente em artes a partir das metáforas da conformação, deformação, transformação e performação como recursos gráficos, filosóficos, políticos e poéticos impulsionando o estudo, a visualização e a reflexão dos elementos que contribuem para o pensamento e para o exercício de uma cartografia que acolhe práticas próprias da criação artística, da pesquisa e da docência. Identifica-se, assim, a a/r/tografia como mais do que uma metodologia de pesquisa para este trabalho, também uma construção epistemológica para a formação docente em artes defendida nesta tese.
  • The purpose of this paper has the focus on the study of the experience of art, experience in art and experience with art, betting on its strength for meaningful learning in research, creation and teaching processes in the training of teachers of visual arts in the field of degrees. The development of research happens through autonomous paths that intertwine itselves, the first dives into the concept of experience in search of the power of its relational context in art and education. The second one searches for possible ways in the methodologies and approaches of contemporary teaching for teacher education in the arts, highlighting those that addresses the experience of art from the knowledges and practices of the identities of the teacher, the researcher and the artist. For this, one looks at other listening and other speeches through an investigation where teachers, researchers and artists from different locations in Brazil share their formative and acting overviews, thus building the analysis from a national perspective. As a fourth way of this process, and in dialogue with the first three, emphasizes the (C)A/R/Tography record that accompanies all the work, through poetic crossings, reflecting on how such pathways, concepts, methodologies and practices reverberate in the process of this thesis through the composition of cartographies in formation. In addition, has been the analysis of a process of experience based on research, artistic creation and pedagogical reflection as a parameter of the discussions developed for teacher training in the context of the bachelor course in visual arts of a Brazilian public university. In this way, the dimensions of teacher education in the arts are explored from the metaphors of conformation, deformation, transformation and performation as graphic, philosophical, political and poetic resources, impelling the study, visualization and reflection of the elements that contribute to the thinking and the exercise of a cartography that holds practices of artistic creation, research and teaching, thus identifying an a/r/tography as, more than a research methodology for this work, also an epistemological construction for teacher training in arts argued in this thesis.

data de publicação

  • 2019-01-01