O século XIX no XXI: a composição ficcional de Marco Lucchesi em O dom do crime Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • doctoral thesis

abstrato

  • Esta tese investiga, a partir do romance O dom do crime (2010), do escritor Marco Lucchesi, as relações subterrâneas entre obras e autores de diferentes épocas; história e ficção; os hipertextos ficcionalizados pelo autor contemporâneo e a vida social de fins do século XIX; as estratégias narrativas indicadas espontaneamente pelo diarista-narrador de Lucchesi e as especificamente endereçadas a Dom Casmurro (1900, obra que despoleta, ao menos ficcionalmente, o projeto ficcional de Lucchesi. O enlace dos dois livros é pauta da engenharia composicional proposta pelo romance atual e eixo em torno do qual questões teóricas, críticas e analíticas, mas também poéticas, filosóficas e científicas, que se desenrolam interna e externamente à narrativa. No mesmo cenário do Rio Antigo, Capitu e Bento Santiago emergem da ficção machadiana, mudam-se de Matacavalos, do romance machadiano, para a Rua dos Barbonos, do romance de Lucchesi. Com intuito de analisar essa ponte construída pelo romancista contemporâneo, a epistemologia da complexidade, de Edgar Morin (1999), serve como orientação metodológica, de modo a tornar operacionalizáveis os múltiplos focos de produção de sentido da narrativa e interligar as partes da tese. A primeira focaliza o trânsito de personagens, analisando geografias que recobrem zonas exumadas da cidade e paisagens ficcionais de Dom Casmurro e de O dom do crime. Já, na segunda parte da tese, uma interface teórica entre ficção, história e ciência, tendo em vista a capacidade da criação de potenciais desdobramentos da mesma história em outras histórias possíveis, ou como diria Jorge Luis Borges: bifurcações ; ou ainda, ao modo científico: histórias alternativas . O terceiro momento deste trabalho avança pela crítica e fortuna crítica machadiana. No último capítulo, uma leitura ascética da escrita de Marco Lucchesi, possibilitada pelo intenso trabalho teórico de Eduardo Guerreiro Losso.
  • This thesis aims at investigating, having as the starting point the novel O dom do crime (2010), by Marco Lucchesi, the underground relations between the work by authors of different times; history and fiction; the hipertexts made in fiction by the contemporary writer and the social life of the end of XIX Century, the narrative strategies indicated spontaneously by the diary writer Lucchesi s narrator and the specifically addressed to Dom Casmurro (1900, work that triggers at least ficcionally, Lucchesi s fictional project). The bonding of the two books is the subject of the compositional engineering proposed by the contemporary novel and line drawn around theoretical, critical and analytical issues but also poetical, philosophical and scientifical, that happens inherently the narrative. In the same Old Rio de Janeiro scenario, Capitu and Bento Santiago emerge from Machadian fiction, move from Matacavalos, from Machadian novel, to Barbonos Street, from Lucchesi s novel. Aiming at analyzing the bridge built by the contemporary novelist, the complexity of the epistemology, by Edgar Morin (1999), serves as a basis of methodological orientation, in order to become easy to operate the multiples focus of characters s flow, analyzing the geography that covers remote areas of the city and fictional landscape of Dom Casmurro and of O dom do crime. In the second part of the thesis, a theoretical interface between fiction, history and science, having in mind the capacity of creating potential deployment of the same story in other possible stories, or, as Jorge Luis Borges would say: bifurcations , or in a scientifical way: alternate history . The third moment of this work advances through the criticism and critic Machadian legacy. In the last chapter an ascetic reading of Marco Lucchesi s writing.

data de publicação

  • 2018-01-01