Revisão e reescrita em produção de textos de alunos do nono ano: uma perspectiva dialógica Documento uri icon

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tipo

  • master thesis

abstrato

  • In a study of 9th grade students it was observed that during writing activities they do not comprehend writing as a process but as a finished product. To help students better understand the writing process the study works with the hypothesis that a systematic change in the way a teacher approaches writing is necessary. The study believes that the activities of promoting writing, and rewriting and discussion of the text to promote development of the learning process. The research was implemented in a real classroom giving the researcher the ability to interfere in the activity while analyzing his own pedagogical practice. He was then asked to qualitatively interpret and comprehend the rewriting process on his students. The theoretical clipping chosen is based on Bakhtin s dialogic and polyphonic conception considering the active responsive attitude (2004, 2011). At the end of the research it was proved that the activity of rewriting contributed to improving student s critical thinking. This in return helped their own analyses and modifications during the writing process.
  • O que se observa no que diz respeito à atividade de produção de textos na escola, principalmente no nono ano do Ensino Fundamental, é que os alunos ainda não compreendem a atividade de produção textual como um processo, mas sim como um produto acabado. Esta pesquisa trabalha com a hipótese de que, para os alunos do Ensino Fundamental entenderem a produção textual como um processo, é preciso a sistematização de um ensino que promova a prática de reescrita de textos nas aulas de Língua Portuguesa. Assim, o objetivo geral deste trabalho é demonstrar como as atividades de produção escrita, revisão e reescrita de textos, tendo como motivação a leitura e a discussão de textos, podem contribuir para alcançar um dos objetivos específicos, ou seja, analisar como os alunos desenvolveram esse processo. A pesquisa, realizada em situações reais de ensino, em que o pesquisador interfere nas atividades e analisa a sua prática pedagógica, tem uma natureza qualitativa, pois busca interpretar e compreender o processo de reescrita nos textos dos alunos. O recorte teórico escolhido fundamenta-se na concepção dialógica e polifônica de Bakhtin, considerando a atitude responsiva ativa (2004, 2011). Ao término da pesquisa, constatou-se que a atividade de reescrita contribui para o aluno posicionar-se criticamente em relação ao seu texto, tendo em vista as modificações realizadas e constatadas por meio das análises realizadas.

data de publicação

  • 2016-01-01