A hipótese desta tese é a de que o pictorialismo se constitui como uma fórmula estética frequentemente atualizada na cultura brasileira. Observando as peculiaridades do pictorialismo no Brasil, procurei localizar os momentos, desde a tradição artística nacional forjada no século XIX, em que essa tendência da fotografia se mostrava. Para realizar este exercício, utilizei o conceito de anacronismo de forma empírica: no choque entre gêneros e linguagens distintas e em diferentes contextos e períodos históricos, surgiu uma fórmula estética encoberta na história da fotografia brasileira - o pictorialismo. Ao longo do trabalho, se torna visível que suas atualizações são frequentes e ocorrem em espaços diversos, espaços estes que seriam inimagináveis para os fotógrafos pictorialistas brasileiros do início do século XX. Assim, d’A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo à Moreninha da Geração 80 - das pinturas tumulares de Fayum às fotopinturas do sertão do Cariri e de Anna Mariani a JR – atentei para o trânsito e a mutação do pictorialismo entre temporalidades e gêneros artísticos diversos para comprovar sua sobrevivência - ainda que invertida - na cultura de massas e na arte contemporânea.
The hypothesis of this thesis is that pictorialism is an aesthetic formula that is frequently updated in Brazilian culture. Observing the peculiarities of pictorialism in Brazil, I tried to locate the moments, since the national artistic tradition forged in the 19th century, when this tendency of photography showed itself. To carry out this exercise, I used the concept of anachronism in an empirical way: in the clash between different genres and languages and in different contexts and historical periods, an aesthetic formula hidden in the history of Brazilian photography - pictorialism - emerged. Throughout the work, becomes visible that its updates are frequent and occur in different spaces, spaces that would be unimaginable for Brazilian pictorial photographers of the beginning of the 20th century. Thus, from Joaquim Manuel de Macedo's A Moreninha to Moreninha from Geração 80 – and from the tomb paintings of Fayum to the photopints of the sertão do Cariri and from Anna Mariani to JR - I noticed the transit and the mutation of pictorialism between different temporalities and artistic genres to prove its survival - althought inverted - in mass culture and contemporary art.